Notícias
Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro
Iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente
Publicado em: 13/10/2025 13h45 | Atualizado em: 13/10/2025
Na turma 7J da EMEI Aliomar Baleeiro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, a curiosidade das crianças deu origem ao projeto “Vivências com Insetos”, conduzido pela professora Roberta Araujo. A proposta teve como objetivo estimular a investigação científica desde cedo, aproximando as crianças da natureza e do protagonismo do próprio aprendizado.
A iniciativa começou quando os pequenos, durante as brincadeiras nos espaços externos, passaram a observar formigas, joaninhas e outros insetos. Para organizar suas descobertas, criaram o “cantinho da natureza”, equipado com potes de observação, lupas, imagens e registros. Esse espaço se tornou ponto de encontro para experiências, perguntas e trocas de ideias.
As rodas de conversa revelaram a riqueza da curiosidade infantil: “Para onde as formigas estão indo?” ou até mesmo “O tucano é um inseto?”. A professora mediava as discussões, incentivando as crianças a buscar respostas em revistas, na internet, com colegas, familiares e outros professores. Assim, aprenderam que o conhecimento é construído coletivamente.
Um momento marcante ocorreu quando encontraram um pequeno casulo no pátio da escola. A partir dele, mergulharam no estudo do ciclo de vida das borboletas. Utilizando microscópios, insetos desidratados e exemplares em resina, as crianças puderam explorar de perto as diferentes estruturas dos seres vivos. O encantamento foi geral, e até funcionários da escola, pela primeira vez, experimentaram a observação com microscópios.
O aprendizado não ficou restrito à sala. As crianças dramatizaram histórias inspiradas nas descobertas e montaram um mural coletivo com curiosidades sobre o mundo dos insetos, como o número de patas, antenas e partes do corpo. Nessa fase, foram protagonistas, transformando investigação em produção criativa.
Segundo a professora Roberta, o projeto mostrou que ciências pode ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, valorizando os saberes e experiências que as crianças trazem de seu cotidiano. Além de despertar encantamento, a iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente, deixando um legado para toda a comunidade escolar.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Relacionadas
Lançamento do NAAPA na DRE Santo Amaro
Publicado em: 09/10/2015 4h14 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Lançamento do NAAPA da DRE São Miguel
Publicado em: 09/10/2015 4h13 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Lançamento do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem da DRE Campo Limpo
Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
SME lança os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPAs)
Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação
NAAPAs são implantados na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã