Cerimônia de fundação da AEL Sérgio Vaz – EMEF José Honório Rodrigues

Evento de posse contou com a participação do patrono da AEL e apresentações culturais

Publicado em: 29/08/2018 23h31 | Atualizado em: 30/11/2020

fundacao_ael_sergiovaz_740x430.jpg

No dia 23 de agosto, quinta-feira, aconteceu no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Curuçá, da Diretoria Regional Educacional (DRE) São Miguel, a cerimônia da fundação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Sérgio Vaz, da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) José Honório Rodrigues.

O evento contou com a presença do escritor patrono da AEL, Sérgio Vaz, dos Coordenadores do Projeto AEL na Secretaria Municipal de Educação, Suelizinha, Sueli Vaz e Samir Mustapha, da Diretora da Diretoria Regional de Educação de São Miguel, Maria Aparecida de Sousa, do Coordenador da AEL na DRE São Miguel, Adalberto Pereira dos Santos, do Diretor da Divisão de Administração e Finanças (DIAF) da DRE São Miguel, Jair Sipioni, da Supervisora da EMEF José Honório Rodrigues, Patrícia da Luz Mendonça Mota, do Diretor da EMEF José Honório Rodrigues, Silvio Raimundo Chaves, da Assistente de Diretor da EMEF José Honório Rodrigues, Jacilene Rodrigues de Almeida e da Coordenadora Pedagógica, Djanira de Souza Correia, que atuou como mestre de cerimônias.

Também estiveram presentes a AEL Cecília Meireles, da EMEF General Newton Reis (DRE São Miguel), que na qualidade de mais recente Academia Estudantil de letras fundada na região, protagonizou o “Cerimonial das Rosas”, ato simbólico realizado no ritual da posse, no qual cada novo acadêmico empossado recebe uma rosa, a AEL Sérgio Vaz, da EMEF Almirante Silvio Heck (DRE Santo Amaro), a AEL Walcyr Carrasco, da EMEF Danylo José Fernandes, e representantes da primeira AEL de Bibliotecas na Rede, AEL João Cabral de Melo Neto, da Biblioteca do CEU Vila Curuçá.

Ao todo, trinta estudantes foram recebidos como integrantes da AEL, dezoito como titulares e doze como membros correspondentes, e receberam das mãos das professoras Virlene Oliveira da Silva, coordenadora de estudos literários, e Fernanda Ilário da Silva, coordenadora das atividades de teatro, as medalhas oficializando sua posse. A ATE Edna Gonçalves de Carvalho foi homenageada por ter confeccionado as capinhas dos acadêmicos.

Os estudantes declamaram poemas do escritor Sérgio Vaz e realizaram apresentações teatrais durante a cerimônia. Ao final, o patrono agradeceu a homenagem e declamou um poema de sua autoria, “Novos Dias”. “O caminho foi longo e trabalhoso, mas o empenho e a entrega dos alunos que, de forma coletiva, superaram suas dificuldades, passaram por cima dos seus medos e anseios, acreditando em seus próprios potenciais, foram, sem dúvida, essenciais para a idealização e a concretização deste projeto”, disse a professora Virlene sobre o empenho dos estudantes na criação da AEL.

Clique aqui para ver a galeria de imagens.