Notícias

CEI Jardim Capela desenvolve projeto “Convivendo com as diferenças”

Trabalho étnico-racial da unidade escolar trouxe atividades lúdicas para valorizar a cultura africana

Publicado em: 06/12/2016 10h45 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_jardim_capela_desenvolve_projeto_convivendo_com_as_diferencas_740_x_430.jpg

De fevereiro até novembro deste ano, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Capela desenvolveu o trabalho étnico-racial “Convivendo com as diferenças”, abrangendo as turmas do Berçário I até o Mini Grupo II, que tem de até quatro anos de idade.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do CEI, Débora Cristina Venancio, o trabalho foi pensado para auxiliar as crianças a aprenderem, desde cedo, a respeitar e valorizar a cultura africana e indígena, que fazem parte da história brasileira. “É uma questão de pertencimento, visto que a sociedade brasileira é muito miscigenada”, afirmou Débora.

Ao inserir atividades relacionadas ao étnico-racial, tais como produção de pinturas, leitura de histórias e exibição de filmes e músicas africanas, Débora acredita que o objetivo de ensinar o respeito e a valorização da cultura afro foi cumprido. “Hoje, na finalização do projeto, a gente percebe mudanças de comportamento das crianças”, conta. Ela acredita que através das atividades desenvolvidas em classe pelo corpo de Professores do CEI foi uma semente plantada nos alunos para seu desenvolvimento como cidadãos.

Débora diz que o projeto foi muito importante porque fez as crianças entenderem temáticas complexas, como o racismo, através de atividades simples. “Essas questões precisam ser esclarecidas cedo para as crianças. Que a questão da cor de pele não surgiu do nada e tem uma história por trás disso”, comenta. A Coordenadora complementa dizendo que é necessário ensinar que o outro não é diferente e que cada um tem seu espaço e merece ser respeitado.

Com o projeto em seu fim, a Coordenadora Pedagógica diz que o trabalho não foi só importante para os alunos, mas também para o CEI Jardim Capela como um todo. “Foi importante poder permear o currículo todo com essas atividades para valorizar as tradições que ao longo do tempo foram esquecidas”, pondera. Para ela, o trabalho realizado pelo CEI foi uma forma de estender o dia da consciência negra, não só no dia 20 de novembro, mas no ano inteiro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de um homem fazendo apresentação com pessoas sentadas em um auditório. ao fundo, uma cortina vermelha de veludo e um quadro, que compõe o auditório da faculdade de direito

SME promove Organização Pedagógica 2024

Publicado em: 23/01/2024 9h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista Da Cidade De São Paulo

CEUs da capital celebram os 470 anos de São Paulo

Publicado em: 22/01/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de Ensino Fundamental

SME convoca mais de 4 mil professores de Ensino Fundamental II e Médio para escolha de vagas

Publicado em: 22/01/2024 12h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

Prefeitura de SP antecipa convocações de mais de 7 mil professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 19/01/2024 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes manuseando livros de literatura

SME divulga resultado da seleção de prêmio de Leitura literária para a infância

Publicado em: 19/01/2024 12h13 - em Secretaria Municipal de Educação

1 59 60 61 62 63 1.479