Notícias

Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral

O projeto “Brincando, jogando e aprendendo” teve como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil

Publicado em: 08/01/2016 9h36 | Atualizado em: 30/11/2020
brincando_jogando_740_x_430.jpg

Ao longo do segundo semestre de 2015, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Brenno Ferraz do Amaral o projeto “Brincando, jogando e aprendendo”. Idealizado pelas professoras Patrícia F. de Cavalho e Bianca Merlussi Savia para a turma do infantil II, o projeto tinha como objetivo auxiliar em várias faces do desenvolvimento da criança, tais como a criatividade, a fala, o respeito e a autoestima, utilizando-se de jogos e brincadeiras como ferramentas. “Acreditamos que o brincar ajuda de forma lúdica e prazerosa a criança a comunicar-se melhor consigo mesma e com o mundo”, explica a professora Patrícia.

Primeiramente foi feito um levantamento prévio das brincadeiras favoritas da turma, através de uma roda de conversa com os alunos. Os alunos vivenciaram essas brincadeiras e jogos na prática, e a partir disso, as professoras fizeram o livro com o nome das brincadeiras em cada letra do alfabeto e um espaço para as crianças desenharem. Foram utilizados diferentes materiais em cada desenho, como colagem, giz-de-cera, tinta e colas coloridas. Depois de terminado o livro, cada um pôde levar um DVD com fotos e filmagens de todo o processo. “Como forma de avaliar, além da observação diária, realizamos um diálogo entre as professoras e a coordenação, e também fizemos um registro escrito dos avanços no coletivo e individualmente”, explica Patrícia.


Uma das páginas do livro de brincadeiras

Segundo a professora, os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas: “observamos o quanto nossa turma avançou, principalmente nos aspectos de socialização, cooperação e solidariedade”. Patrícia explica que, a cada brincadeira aprendida, os alunos conseguiam reinventá-la com regras que eles mesmos estabeleciam, e o projeto foi muito gratificante. “Ao brincar ou jogar, a criança está estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, aprendendo e aceitando regras, incorporando vivências significativas, enfim, desenvolvendo-se integralmente”, concluiu ela.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Minha primeira Campus Party: a mágica para sentir o futuro

Minha primeira Campus Party: a mágica para sentir o futuro

Publicado em: 03/02/2016 5h23 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Plano Municipal do Livro

Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Publicado em: 03/02/2016 5h11 - em PMLLLB

Instituição do PMLLLB do Município de São Paulo

Instituição do PMLLLB do Município de São Paulo

Publicado em: 03/02/2016 5h10 - em PMLLLB

Convocação de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Convocação de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Publicado em: 03/02/2016 2h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Curso de aperfeiçoamento para professores de inglês

Curso de aperfeiçoamento para professores de inglês

Publicado em: 03/02/2016 2h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.380 1.381 1.382 1.383 1.384 1.479