Notícias

Avaliação das receitas finalistas do Prêmio Educação Além do Prato

26 unidades da Rede Municipal de Ensino participaram da etapa final

Publicado em: 04/07/2016 12h54 | Atualizado em: 30/11/2020

alem_do_prato_740_x_430.jpg

Com a participação de alunos, professores, pais, cozinheiros e cozinheiras de unidades escolares, além de gestores da Rede Municipal de Ensino, 26 escolas chegaram à fase final do Prêmio Educação Além do Prato, etapa realizada no dia 5 de dezembro no SENAC Aclimação. As receitas finalistas foram selecionadas entre as mais de 261 encaminhadas para a primeira frase.

Sob dois critérios distintos, preparação quente e preparação fria, cozinheiros e cozinheiras das escolas prepararam e apresentaram para os julgadores – chefs de renome e especialistas na área da Educação – pratos saudáveis desenvolvidos ao longo deste ano por alunos, pais, professores e profissionais da cozinha das unidades escolares.

“Com essa iniciativa, queremos provocar uma reflexão sobre nossas escolhas alimentares e o impacto que elas provocam, estimulando, assim, uma alimentação cada vez mais saudável”, comentou Erika Fischer, Coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar.

alem_do_prato_secretario_740_x_430.jpg

O Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, parabenizou todos os envolvidos no Prêmio e ressaltou o empenho dos participantes em levar a Educação realmente além do prato ao colaborarem com a promoção de hábitos saudáveis de alimentação.

Os 13 pratos quentes, nesta etapa, foram avaliados pelo apresentador do Programa Master Chef e dono do Restaurante SAL Gastronomia, Henrique Fogaça; o Coordenador de gastronomia do SENAC-SP, Felipe Vianna; a Assessora de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SME) Vera Salles e representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Maria Sineide dos Santos e do Instituto Camargo Correa, Flávio Seixas.

alem_do_prato_juri_740_x_430.jpg

Na tarde do mesmo dia, os 13 pratos frios foram apresentados, sempre obedecendo ao critério de conter frutas, legumes e verduras e evitar a adição de sal, condimentos e produtos processados, aos jurados Mara Salles, chef de cozinha do Restaurante Tordesilhas; a primeira dama Ana Estela Haddad, Coordenadora do São Paulo Carinhosa; Daniel Cosme Braga, do Conselho de Alimentação Escolar; Antonio Carlos Carneiro, do Instituto Alana e Gustavo Calazans, da Gustavo Calazans Arquitetura.

As três receitas vencedoras de cada categoria serão divulgadas no próximo dia 12 de dezembro no Auditório Elis Regina, sexta-feira, às 16h30, no Anhembi. Os vencedores ganharão viagens de intercâmbio, jantares e a renovação visual do espaço relacionado à alimentação escolar de sua unidade.

alem_do_prato_primeira_dama_2.JPG

Prêmio Educação Além do Prato – a iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa São Paulo Carinhosa – Política para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância, conta com o apoio de diversos parceiros institucionais e da sociedade civil para fomentar estratégias capazes de garantir a inserção transversal do tema “alimentação” nos projetos pedagógicos das Unidades Educacionais.

Confira a galeria de fotos do evento.

Conheça o Prêmio Educação Além do Prato

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440