Notícias

Ampliação do retorno presencial: confira materiais didáticos de apoio aos professores

Vídeos foram produzidos pela Coordenadoria Pedagógica

Publicado em: 02/08/2021 13h09 | Atualizado em: 03/08/2021

Com o retorno presencial ampliado e a necessidade de revezamento dos estudantes na Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a Coordenadoria Pedagógica planejou, organizou e disponibilizou alguns materiais didáticos e orientações que têm o objetivo de apoiar o trabalho desenvolvido por professores nesse período de tantos desafios.

Sabemos que muitos gestores e professores planejaram juntos diversas formas de revezar e atender os estudantes presencial e remotamente. Nesse sentido, considerando que a atividade de revezamento pode suscitar muitas dúvidas, produziu-se um vídeo que amplia, ratifica e norteia ações necessárias para o planejamento de uma rotina que atenda a esse desafio inédito dos tempos vividos:

A ideia de revezamento, que convoca termos recorrentes dos dias atuais, tais como: “ensino presencial”, “ensino remoto” e “ensino híbrido”, também foi e será objeto de discussão nas Unidades Educacionais. O ensino remoto, normalmente confundido com o modelo síncrono (ao vivo) de aulas, foi discutido, ampliado e problematizado no vídeo a seguir, o qual, além de evidenciar algumas diferenças a esse respeito, permite o reconhecimento do que, de fato, é o ensino híbrido e como essa metodologia pode ser uma aliada no planejamento de rotinas de revezamento. Destaca-se que o ensino remoto, uma urgência que surgiu com a situação pandêmica do coronavírus, não se dá mediado apenas pelas tecnologias digitais. Há outros modos de garantir que o remoto aconteça:

As rotinas de planejamento, o revezamento, o ensino presencial, o remoto e o híbrido constituem-se como esforços organizacionais e metodológicos que perseguirão duas atividades desafiadoras da educação nos próximos meses e anos, quais sejam: a recuperação e a garantia das aprendizagens. Nos vídeos seguintes, os professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que atuam no Ensino Fundamental encontrarão meios, materiais e atividades para apoiar suas aulas e o planejamento de ações que visem à consecução de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento priorizados com vistas à recuperação contínua e paralela:

Os vídeos, os materiais (impressos e virtuais), as rotinas de planejamento e as plataformas sugeridas constituem-se como repositório e acervo produzidos por profissionais da rede, incluindo professores das diversas regiões, e compõem o grande universo de recursos apoiam e inspiram práticas docentes e que ajudam a enfrentar esse momento altamente desafiador para a educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

Publicado em: 23/05/2016 2h26 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 20 de maio

Publicado em: 20/05/2016 5h04 - em CEU e COCEU

Planejamento e Documentação Pedagógica

Planejamento e Documentação Pedagógica, sob o olhar das relações étnico-raciais e do brincar

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Cerimônia de denominação da EMEI Profa. Rosilda Silvio Souza

Cerimônia de denominação da EMEI Profa. Rosilda Silvio Souza

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Virada Cultural nos CEUs 2016

Virada Cultural nos CEUs 2016

Publicado em: 20/05/2016 4h19 - em CEU e COCEU

1 1.208 1.209 1.210 1.211 1.212 1.440