Notícias

Alunos de Educação Infantil participam de agência de notícias mirim

Escola Municipal de Educação Infantil Agenor de Oliveira – Cartola tem projeto que aprimora habilidades comunicativas das crianças

Publicado em: 03/06/2019 17h16 | Atualizado em: 30/11/2020

emeicartola_740x430.jpg

Neste ano, a Escola Municipal de Educação infantil (EMEI) Angenor de Oliveira – Cartola está comemorando os cinco anos do Projeto Imprensa Mirim. Idealizado e iniciado pela professora Silvia Santos, ao longo dos anos tem contado com a parceria de outras professoras da unidade e já envolveu diretamente cerca de 70 crianças de quatro e cinco anos de idade.

Ao longo do tempo o projeto passou por diversas fases, foram trabalhadas práticas como: jornal mural, rádio escolar, radiodramaturgia, cobertura de eventos, fotografia, vídeos de curta duração, reportagens de temas que envolvem a rotina da escola e telejornal.

A princípio, a atuação dos pequenos repórteres se restringia à escola, mas com o passar dos anos, foram acrescidas ao portfólio do projeto coberturas em eventos externos e acontecimentos da região. Segundo a professora Silvia, as vozes infantis foram cruciais na determinação dos rumos dos projetos e dos processos comunicativos.

Atualmente, no início dos anos letivos, em reunião com os responsáveis pelas crianças, o projeto é apresentado e é feito o convite para que os pais que tenham interesse e disponibilidade inscrevam seus filhos. Após esse passo, verificam-se quais dessas crianças tem vontade de participar da agência de notícias e por fim, de acordo com a quantidade de professores envolvidos as equipes são montadas.

Para Marcela dos Santos Marques, coordenadora pedagógica, o projeto aumenta o vínculo entre toda a comunidade escolar; os professores e famílias estreitam as parcerias. Há promoção da comunidade como atores principais no processo de registro da memória pedagógica e de valorização dos fazeres infantis.

O projeto auxilia no compartilhamento das ações da escola, na valorização do espaço público e do território na qual estão inseridos e dá voz aos meninos e meninas da educação infantil, fazendo-os protagonistas de suas ações. Exemplo recente foi a reforma da escola: Com ela no planejamento, os gestores e os membros do Conselho de Escola perguntaram às crianças o que eles consideravam importante de ser reformado.

Com câmera e microfone nas mãos, os pequenos repórteres filmaram espaços e entrevistaram pessoas e produziram um material que foi levado em consideração na hora de priorizar os itens da reforma. Está programada para o próximo dia 15 uma atividade em que todos, inclusive as crianças já que foram para o ensino fundamental, serão chamados para ver o resultado das reivindicações.

A escola atende cerca de 350 crianças, nesse primeiro semestre 20 delas são da Imprensa Mirim e a partir de julho, outras 10 se juntarão. Os estudantes que saem da EMEI para as Escolas de Ensino Fundamental (EMEF) e que já fizeram parte do projeto continuam como colaboradores e vez ou outra retornam para auxiliar e acompanhar o andamento.

Todas as produções são divulgadas nas redes sociais da Unidade, por meio de jornal impresso e arquivos de áudio.

facebook.com/imprensamirim
facebook.com/emeicartola
Youtube: Imprensa Jovem EMEI Cartola

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 27 de abril

Publicado em: 28/04/2016 4h45 - em CEU e COCEU

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)

Publicado em: 28/04/2016 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Educadores do MOVA de São Mateus participam de formação sobre alimentos orgânicos

Educadores do MOVA de São Mateus participam de formação sobre alimentos orgânicos

Publicado em: 28/04/2016 4h05 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

CEU Heliópolis oferece programação comemorativa de aniversário

CEU Heliópolis oferece programação comemorativa de aniversário

Publicado em: 28/04/2016 4h05 - em CEU e COCEU

CEU Butantã lança série “Arte-autores educadores da Rede Municipal de Ensino
1 1.237 1.238 1.239 1.240 1.241 1.439