• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Medidas de segurança na hora da alimentação escolar 

Orientações da Coordenadoria de Alimentação Escolar modificam as rotinas e trazem mais segurança a estudantes e funcionários 

Publicado em: 19/02/2021 15h42 | Atualizado em: 19/02/2021
menina com almoçando em ambiente escolar

Com o retorno às aulas presenciais de parte dos estudantes, as Unidades Educacionais (UEs) da Prefeitura de São Paulo estão seguindo uma série de orientações da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE). Elas modificam as rotinas nos momentos de preparo e entrega dos alimentos e trazem mais segurança aos profissionais e estudantes durante os momentos das refeições e hidratação na escola. 

Entre as orientações propostas pela CODAE durante o período da pandemia decorrente da COVID-19 está a suspensão das iniciativas de distribuição das refeições por autosserviço. Medida minimiza o compartilhamento dos utensílios entre os estudantes que se serviam autonomamente no balcão. Atividades sensoriais com manipulação e degustação de alimentos e oficinas culinárias também estão interrompidas. Manutenção das hortas pedagógicas podem acontecer com os cuidados de higiene e o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. 

Hora das refeições 

Os educadores devem orientar e supervisionar a higienização das mãos, uso de máscaras e o respeito ao distanciamento entre os estudantes na retirada da merenda. A escola deve garantir também a organização de horários, sinalização de rotas, delimitação de lugares na fila, a marcação entre mesas e a constante higienização do espaço na hora das refeições. 

Para se hidratarem com segurança, cada estudante que retornou às aulas recebeu um copo plástico para uso individual. Os bebedouros passarão por frequente limpeza e os funcionários vão cuidar para que cada criança utilize apenas o seu próprio copo para beber água. 

Recebimento e preparo dos alimentos 

Uma das orientações é que cada UE defina um espaço adequado para o recebimento dos alimentos, oportunizando o distanciamento entre os trabalhadores e os protocolos de higiene do local antes e após a chegada dos produtos. 

Quanto ao armazenamento, a escola deve garantir que a despensa tenha estrutura arejada e um espaço delimitado para realizar a quarentena de cinco dias das embalagens que não forem higienizadas imediatamente com álcool 70% no ato do recebimento.  

três cozinheiras trabalhando em cozinha escolar. todas utilizam máscara
Durante o preparo dos alimentos a estrutura da cozinha deverá permitir o distanciamento mínimo de um metro entre as cozinheiras. Na hora da distribuição das refeições a equipe da cozinha deve usar máscara e luvas descartáveis, fazendo a entrega dos alimentos juntamente com os talheres para limitar o contato.  

É obrigatório o uso de uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante todo o período de trabalho dos funcionários que lidam diretamente na cozinha 

 

Materiais informativos sobre alimentação escolar no retorno às aulas 

 A CODAE organizou uma página com uma série de orientações para as Unidades Educacionais referentes à alimentação e cuidados no retorno às aulas. É possível encontrar Guias Orientadores, vídeos e cartazes com sugestões sobre o cumprimento dos protocolos de segurança, práticas de higienização dos alimentos, organização dos espaços e sugestão de entrega dos alimentos aos estudantes durante o período de pandemia da COVID-19.Todos os materiais estão disponíveis para download. 

[Conheça a página Alimentação Escolar no Retorno às Aulas.]

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A Rede UniCEU/UAB realiza pesquisa de interesse sobre cursos superiores gratuitos

Entre no link da pesquisa rápida para responder quais cursos ou áreas gostaria de estudar e qual o polo da sua preferência

Publicado em: 26/02/2021 2h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Brasileirinhos, coordenado pela atleta Daiane dos Santos, é ampliado em São Paulo 

Iniciativa já ocorre no CEU Paraisópolis, na zona Sul, e será ampliado para a zona Leste, no CEU Aricanduva 

Publicado em: 26/02/2021 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Aprovados em concurso de Supervisor Escolar e Diretor de Escola são convocados 

Escolhas de unidades devem ocorrer entre os dias 24 e 26 de março via sistema Escola On-Line 

Publicado em: 26/02/2021 12h06 - em Concurso

Prefeitura de SP deposita R$ 67 mi para parcela de fevereiro do cartão-alimentação dos estudantes

Valor de R$ 67 milhões foi distribuído entre 1.076 milhão de crianças e jovens que já frequentavam a rede municipal em 2020 ou se matricularam este ano

Publicado em: 25/02/2021 4h58 - em Alimentação Escolar

Melhores colocados em torneios de jogos de tabuleiro recebem medalhas 

Premiações são referentes aos eventos que ocorreram em formato on-line em 2020 

Publicado em: 24/02/2021 7h28 - em CEU e COCEU

1 2 3 1.142