Notícias

Material educativo oferece orientações à temática indígena

Material traz princípios para as ações educativas que contemplem as sociedades originárias de nosso país

Publicado em: 10/09/2019 17h54 | Atualizado em: 30/11/2020
povosindigenasorientacoes_740x430.jpg

Como parte integrante do Currículo da Cidade de São Paulo e tendo à frente os referenciados escritores indígenas Cristino Wapichana e Daniel Munduruku, o material Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas contempla reflexões críticas acerca da presença indígena em território nacional, sua diversidade, suas culturas, seus modos de conceberem a existência e suas respostas ancestrais aos dramas do cotidiano por eles vividos.

Para Wagner Palanch, diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação, proporcionar aos professores a possibilidade de questionarem os conhecimentos já estabelecidos e os fazeres pedagógicos cristalizados, bem como romper e superar com os padrões estereotipados é uma proposta bastante ousada, porém necessária e incentivada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Entre os desafios enfrentados na produção da obra está trazer estes povos para nossa contemporaneidade, notando-os como parte da formação da identidade nacional e ao mesmo tempo incutir um novo modelo de abordagem. Tais desafios também nortearam a realização do IV Seminário Agosto Indígena de 2019 que aconteceu no último dia 30 de agosto, na UNINOVE – Barra Funda, reuniu cerca de 450 educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e marcou a entrega do material – “Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas”.

Segundo Vera Benedito, do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, a cidade de São Paulo é pioneira em pensar políticas educacionais para as populações imigrantes, indígenas, afro-brasileiras e africanas, sendo o Seminário Agosto Indígena mais uma oportunidade de repensar as contribuições destes povos. “O Seminário, que já é uma tradição da Rede Municipal de Ensino, apresenta aos educadores palestras, eventos culturais e oficinas que incorporam os saberes e conhecimentos dos povos originários deste país, englobam as histórias de culturas de povos imigrantes, assim como de populações negras e afro-brasileiras”, destacou a educadora.

Assim como a proposta do livro, o evento em si foi uma desconstrução de estereótipos e imagens congeladas, para descortinar saberes que nos ajudam a compreender a complexa engrenagem que, por muito tempo, colocou esses povos como subalternos ou como um empecilho para a vida social brasileira.

As ações do Seminário – música, teatro, poesia e falas indígenas emocionantes e profundamente amadurecidas – ecoaram no espírito dos presentes e nutriram de esperança, de comprometimento e de certezas de que o encontro é possível, desde que se rompa com o envolvente discurso da história única que privilegia uns em detrimento de outros.

A formação recebida, o aporte deste material e o comprometimento de todos os educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo proporcionarão a abordagem da temática na sala de aula com respeito, tolerância e afeto, princípios da convivência humana sempre.

Leia a integra do documento clicando neste link.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440