Notícias

Importantes atletas brasileiros encontram estudantes na Semana Olímpica

Campeões como Serginho, do vôlei, a ginasta Daiane dos Santos e Elisângela Adriano, do arremesso de peso, participam de bate-papo

Publicado em: 26/06/2019 16h39 | Atualizado em: 30/11/2020

semanaolimpica_740x430.jpg

Em parceria com o Grupo de Estudos Olímpicos (GEO) da Universidade de São Paulo (USP), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, inicia nesta segunda-feira (24), a Semana Olímpica nas Unidades Escolares e nos Centros Educacionais Unificados (CEUS) da cidade. Atletas e ex-atletas olímpicos brasileiros como o Serginho, do vôlei, a ginasta Daiane dos Santos e Elisângela Adriano, do arremesso de peso, participam da ação.

No dia 26 de junho, a programação da Semana Olímpica será marcada por grandes encontros de atletas com estudantes e interessados em esporte. O campeão olímpico Serginho, da seleção brasileira de vôlei de quadra, fará um bate-papo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Neuza Avelino da Silva Melo, na zona leste de São Paulo, às 10h. A ação será restrita aos alunos e professores da escola.

Já na zona sul da capital, Elisângela Adriano, medalhista em arremesso de peso, marcará presença no CEU Caminho do Mar, às 10 h, e a ex-ginasta e campeã mundial Daiane dos Santos estará no CEU Paraisópolis, às 14 h. As atividades são abertas para qualquer pessoa interessada.

Na EMEF Celia Regina Lekevicius Consolin, na zona norte, ocorrerá na sexta-feira (28), partidas de vôlei paralímpico e de futebol de cinco, que é uma adaptação do futebol para atletas com deficiências visuais.

A programação da Semana Olímpica também contará com clínicas esportivas, palestras sobre histórias dos atletas, das modalidades e dos jogos, realização de atividades culturais, mostra de documentários e filmes, entre outras, sempre valorizando os sete valores olímpicos, que são: Amizade, Respeito, Excelência, Determinação, Coragem, Igualdade e Inspiração.

“O nosso objetivo é ampliar o conceito de prática esportiva para além das quatro linhas de uma quadra, de velocidades e recordes. É um momento para celebrar o Olimpismo e a conexão do Esporte com a Educação e a Cultura. Pensar no respeito, amizade e jogo limpo é essencial para o desenvolvimento humano”, enfatiza Maria Alice Zimmermann, Diretora de Esportes da Coordenadoria dos CEUs.

Para Katia Rubio, Coordenadora do Grupo de Estudos Olímpicos (GEO) da USP, e parceira na organização da Semana Olímpica na Rede Municipal de Ensino (RME), a reflexão sobre os valores olímpicos é extrema importância. “Eles funcionam como um Código de Conduta do Movimento Olímpico e buscam nortear as atitudes e ações de todos os envolvidos nas atividades olímpicas, sejam elas competitivas, administrativas ou voluntárias. Para tanto se busca combinar esporte, educação e cultura valendo-se da harmonia entre o corpo e a mente, da excelência em si mesmo, da integridade nas ações, do respeito mútuo e da alegria no esforço.”

Confira o vídeo produzido pelo GEO-USP, no qual participam diversos atletas e ex-atletas olímpicos brasileiros e que destina-se aos estudantes das escolas municipais.

Saiba mais :

Escolas Municipais e CEUs promovem Semana Olímpica

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica

Concurso Cultural “A Importância da Vacinação” 

Publicado em: 07/05/2021 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Adolescentes e Educadores: construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Disponível Volume 4 da Série Diálogos com o NAAPA

Publicado em: 07/05/2021 7h50 - em NAAPA

ilustração de divulgação do prêmio Paulo Freire

Inscrições abertas para o Prêmio Paulo Freire 2021

Publicado em: 06/05/2021 7h03 - em Conselho Municipal de Educação

Imagem mostra braço de uma pessoa que realizou testagem sorológica
fotografia ilustrativa com vários dispositivos eletrônicos
1 2 3 1.157