Notícias

Grupos de trabalho – 2019

Investimento em diálogo e reflexão sobre as práticas

Publicado em: 09/05/2019 10h55 | Atualizado em: 30/11/2020

A Divisão de Educação Infantil continua investindo em ações de implementação curricular e em Grupos de Trabalho (GT) que ampliem as discussões teórico-práticas e permitam a constituição de processos educativos significativos a serem experienciados pelos bebês e crianças da Rede.

Dentre estes, destacamos os seguintes Grupos de Trabalho:

– Registro: grupo constituído por nove educadoras, lotadas nas diferentes Diretorias Regionais de Educação, e dois representantes da Divisão de Educação Infantil (DIEI). Em 2018 elaborou a Orientação Normativa 01/2019 e no presente ano se debruça para atuar em ações que auxiliem na implementação dos diversos registros nas Unidades Educacionais.

Educação Alimentar Nutricional: grupo constituído por dez pessoas, representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE), por seis integrantes da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e dois representantes da DIEI. O GT ocorre no período de abril a junho de 2019 com o objetivo de produzir uma Orientação Normativa sobre Educação Alimentar e Nutricional de acordo com princípios e diretrizes estabelecidos no Currículo da Cidade – Educação Infantil para a Cidade de São Paulo.

Comissão de Análise Literária: uma comissão composta de 37 servidores da SME e das DREs, atuantes nas UEs de Educação Infantil, de Educação Fundamental, de Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos analisarão e selecionarão obras literárias para o projeto Minha Biblioteca e para o acervo das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo durante os meses de maio e junho. A divulgação de obras selecionadas será no final de junho em DOC e a previsão de entrega dos livros aos bebês, crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino será em Outubro.

– “Achadouros da Infância” (escuta de crianças): grupo constituído por 24 pessoas representantes dos diversos territórios da RME, dois representantes da DIEI, orientado pela profª Bruna Ribeiro. O GT ocorre no período de abril a junho com o objetivo de qualificar a escuta de crianças no cotidiano, visando uma produção escrita que auxilie na atuação pedagógica baseada nesse princípio.

Estudos sobre os relatórios individuais de aprendizagem e desenvolvimento das crianças: grupo constituído pelos formadores das DIPEDs, por representantes da DIEI, coordenado pela profª Eliana Behring. O GT ocorre durante o ano de 2019 com o objetivo de levantar os conteúdos registrados nos relatórios coletivos e individuais, a fim de realizar encaminhamentos que qualifiquem os registros das aprendizagens significativas experienciadas pelos bebês e crianças.

– MELE (Avaliação externa de contexto): partindo do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a SME constituiu um grupo de trabalho com quatro representantes da SME de diferentes setores(Divisão de Educação Infantil, Núcleo Técnico de Avaliação e Currículo), em parceria com a USP- Ribeirão e pela profª Marisa Vasconcelos Ferreira, para realizar um estudo de adaptação e validação do instrumento de avaliação externo de ambientes e processos pedagógicos na Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440