Notícias

Futebol Feminino conquista alunas da Rede Municipal de Educação

Cerca de 1.500 garotas praticam periodicamente o esporte em turmas de extensão de jornada ou em treinamento nos CEUs

Publicado em: 13/06/2019 9h53 | Atualizado em: 30/11/2020

futebolfeminino_740x430.jpg

O futebol feminino vem crescendo diariamente e isso se reflete também na prática do esporte nas escolas municipais de São Paulo. Atualmente, cerca de 1.500 garotas praticam periodicamente o esporte em turmas de extensão de jornada ou em equipes de treinamento nos Centros Educacionais Unificados (CEU).

Na Rede Municipal de Ensino, o futebol faz parte do acervo de práticas do componente curricular Educação Física, surgindo como possibilidade de estudo e vivência corporal nas aulas. Além disso, há Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) que oferecem, na extensão de jornada dos estudantes, turmas para a prática optativa da modalidade. São 43 unidades escolares com registro de turmas de futebol feminino, envolvendo mais de mil meninas.

Nos Centros Educacionais Unificados (CEU) também já é comum ver nas programações turmas de treinamento e campeonatos envolvendo o futebol feminino. Cerca de 300 meninas, de 11 até 17 anos, treinam de duas a três vezes por semana, em 15 unidades.

No CEU Parque Veredas, as equipes coordenadas pelo Analista Esportivo Leonardo Souza Santana, já colecionam vitórias. As meninas já conquistaram títulos e excelentes colocações em campeonatos, entre eles, a Copa Danone.

futebolveredas_740x430.jpg
Equipe pré mirim Campeã do InterCEUs 2018 (meninas de 10 a 12 anos)

Leonardo se orgulha de incentivar o empoderamento feminino na unidade em que trabalha e ressalta que o estereótipo de que as meninas não sabem jogar futebol é falso. “O que ocorre é que, infelizmente, esse esporte não é apresentado às meninas na primeira infância, assim como ocorre com os meninos. No entanto, com treinamento e dedicação, as garotas têm mostrado que são tão competentes quanto os garotos”, enfatiza o professor.

No CEU Tiquatira a prática do futebol feminino está ainda em crescimento. Atualmente há pelo menos 15 garotas, de 11 a 17 anos, participando dos treinamentos. “É muito legal ver tantas meninas querendo praticar futebol feminino. Consegui organizar os treinos misturando todas as categorias”, diz o Analista Esportivo Luciano Tucci. O professor acredita que apesar da diferença de idade, é importante valorizar e acolher as interessadas para que outras meninas passem a também integrar os treinamentos.

futebolceutiquatira_740x430.jpg
Equipe de futebol feminino do CEU Tiquatira

As turmas de futebol feminino no CEU Tiquatira ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Interessadas, entre 11 e 17 anos, podem procurar a sala de Gestão do CEU Tiquatira para efetuar inscrição.

Também é possível praticar futebol feminino nos CEUs Cantos Do Amanhecer, Paz, Jardim Paulistano, Inácio Monteiro, Azul da Cor do Mar, Formosa, Parque Veredas, Perus, Vila Atlântica, Parque Anhanguera, Jaguaré, Alvarenga e Alto Alegre.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra duas crianças brincando em uma casinha de madeira no parque com o seguinte texto na canto direito superior - Momentos Exposição Virtual - e no inferior - Memorial da Educação Municipal

Memorial da Educação Municipal apresenta a Exposição Virtual “Momentos”

Publicado em: 16/04/2021 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo lilás traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro caderno da série Diálogos com NAAPA

Publicado em: 16/04/2021 7h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra itens da Cesta Saudável com mantimentos não perecíveis, frutas e legumes
Foto da fachada da Secretaria Municipal de Educação.

Eleição de OSCs para o CACS-FUNDEB

Publicado em: 15/04/2021 9h38 - em Conselhos

Campanha de Vacinação Turma da Mônica - Imagem com fundo verde, mostra a Mônica segurando seu coelhinho e em seu braço tem um curativo dando a entender que ela tomou a vacina

Campanha nas escolas municipais de São Paulo alerta sobre importância da vacinação

Publicado em: 14/04/2021 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.153