Estudantes visitam exposição do artista Eduardo Kobra

Ação estimula o protagonismo dos alunos como produtores de cultura

Publicado em: 03/10/2019 11h01 | Atualizado em: 30/11/2020

Em frente a um ônibus com pintura colorida estão 12 crianças perfiladas posando para outra criança que está tirando foto delesNo início de setembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof. Ênio Corrêa, localizada na zona norte da capital e pertencente à Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé, realizou uma visita à exposição “Galeria Circular”, do artista Eduardo Kobra, na Fábrica de Cultura da Brasilândia. A ação faz parte de uma iniciativa do projeto “Mídia e Arte no Território Escolar” mediado pelas professoras da unidade, Aline Alves, Carolina Hirano e Karine Oliveira.

O projeto conta com a participação de cerca de 170 crianças que são estimuladas a construírem arte e a divulgá-la no espaço interno e externo da escola, utilizando recursos midiáticos como principais ferramentas no processo de aprendizagem. As professoras enfatizam que não deve ser negado à criança o acesso às diferentes formas de expressão e linguagem presentes no mundo midiático.

As crianças participantes têm de 5 a 6 anos e estão em contato constante com os diversos recursos midiáticos e suas utilizações. Nesse sentido, as propostas pedagógicas acontecem no dia a dia através de encontros de pequenos grupos de alunos (com duração máxima de 90 minutos) onde estes registram suas descobertas, ideias, compartilham os acontecimentos da escola e realizam entrevistas uns com os outros e com a equipe pedagógica. A EMEI promove ainda um Telejornal na sua página do Facebook para que as famílias acompanhem o desenvolvimento dos alunos.

A visita à exposição de Eduardo Kobra, um artista conhecido mundialmente por seus trabalhos espalhados em diversos países, trouxe a arte e a cultura para perto da realidade dos alunos, que fizeram registros de suas impressões e se mostraram muito felizes de participar desse momento.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação