• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Estudantes do Ensino Médio publicam artigos científicos em Revista da USP pela primeira vez

Dois artigos escritos por quatro estudantes serão publicados de forma inédita junto com estudos de pesquisadores com alto nível acadêmico

Publicado em: 29/11/2019 18h58 | Atualizado em: 29/11/2019
Imagem mostra 3 alunas segurando uma Revista com o Artigo Científico que foi publicado na Revista Internacional da Universidade de São Paulo. Atrás, aparecem 3 professoras que orientaram as produções.

 

Quatro estudantes do Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo produziram dois artigos científicos que serão publicados de forma inédita em uma Revista internacional da Universidade de São Paulo (USP) junto com estudos de pesquisadores com alto nível acadêmico.

A Revista intitulada “Convenit Internacional – Coepta”, uma iniciativa da USP com a Universidade do Porto (Portugal), aprovou pela primeira vez, artigos escritos por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Vereador Antônio Sampaio. Até o momento, os trabalhos aprovados para publicação na revista eram de estudantes de escolas particulares. Estudantes da rede municipal do Guarujá também terão seus artigos publicados.

O primeiro artigo intitulado “Periferias: sua arte e sua visibilidade” foi escrito pela estudante do primeiro ano, Stefani Lima Primo (16 anos), orientado pelas Professoras Adriana Vasconcellos e Chie Hirose, o segundo trabalho sobre a temática: “Narrando mitologias indígenas: uma experiência em educação”, foi produzido pelas estudantes do terceiro ano, Bianca Aracely Lopes Jarro (17 anos), Larissa Alves Calderon Britto (17 anos) e Rafael Tartalho, orientados pelas Professoras Lis Régia Pontedeiro Oliveira e Chie Hirose.

Os temas foram escolhidos pelos estudantes, tendo o desafio de transformá-lo em um artigo científico. A conquista foi fruto de um esforço realizado pelos estudantes e professores envolvidos no projeto, o processo de produção, revisão e orientação durou aproximadamente cinco meses.

A Estudante Stefani comentou sobre as dificuldades e a sua reação ao saber da aprovação. “Achei que não conseguiria concluir o artigo, tive uma série de dificuldades ao longo do processo, escrevi todo texto pelo celular e finalizei no último dia do prazo. Fiquei realmente muito feliz e surpresa com o resultado”, relata Stefani.

Em conversa com a sua Professora Orientadora, Stefani optou por escrever sobre as suas vivências com a Arte na Periferia e sua visibilidade. “A escola pública infelizmente é vista lá fora como algo exótico, a arte e o grafite da periferia é tão valioso quanto o quadro da Monalisa, o rap é tão importante quanto as músicas clássicas, nenhuma cultura é superior a outra”, observa Stefani.

Já no trabalho escrito por Bianca, Larissa e Rafael, a ideia de escrever sobre mitologia indígena partiu dos próprios alunos que anteriormente haviam apresentado um seminário sobre mitologia grega e optaram por falar da cultura do seu próprio país.

Rafael comentou sobre a sua participação. “Estou muito feliz pelo trabalho ter sido escolhido, é uma honra termos o nosso texto publicado junto com outros renomados pesquisadores”, destacou o estudante.

“Inicialmente pensamos em falar sobre o que é ensinado nas escolas em relação à cultura indígena e mitologias, conversarmos com crianças, contamos algumas lendas e perguntamos o que elas conheciam em relação ao assunto”, relata Larissa.

Ao serem questionados sobre quais dicas elas dariam para estudantes que pensam em iniciar a produção científica, as estudantes disseram:

“Eu recomendo escrever sobre algo que o incomoda ou que admira, colocando o seu ponto de vista sobre aquele universo, isso pode tornar muito mais fácil o processo de desenvolvimento e criação”, aponta Stefani.

“Não se compare com os outros, foque apenas em você, porque se você se comparar com a evolução do outro, não irá progredir”, Larissa.

Este ano, o projeto foi divulgado em duas Escolas com Ensino Médio da rede municipal, a intenção é que em 2020, todas as escolas de ensino médio recebam orientações e divulguem para a comunidade escolar.

Para os professores foi um grande aprendizado, pois puderam entender um pouco melhor a realidade e as dificuldades dos estudantes no decorrer do processo de escrita, valorizando ainda mais a participação e produção.

A Cerimônia de lançamento da revista ocorrerá na próxima segunda-feira (2), às 19h30, no Colégio Luterano São Paulo, Rua Professor Vilalva Júnior, nº 73, seguida de um Coquetel festivo, para os jovens autores, seus familiares e orientadores.

A partir desta segunda, a Revista Coepta nº 3-4 estará disponível para acesso na Internet, no endereço eletrônico: http://www.hottopos.com/

 

ir para Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembéir para Ensino Fundamental e Médio

Notícias Mais Recentes

RELACIONADAS

Imagem com ilustração de um professor e ao fundo uma escola com a frase

Confira as Portarias para o desenvolvimento de Projetos Educacionais na Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Ação visa auxiliar professores da Rede Municipal na elaboração de projetos a serem desenvolvidos nas unidades escolares com os estudantes

Publicado em: 29/11/2019 6h58 - em Academia Estudantil de Letras

Fundo na cor azul e bolas coloridas apresenta ao lado esquerdo, a ilustração de um livro aberto com diferentes figuras saindo do livro (castelo, montanhas e dragão), ao lado direito no topo, a palavra convite, logo abaixo consta os dizeres: publicação da segunda edição do livro

Secretaria Municipal de Educação promove a segunda edição do livro de contos produzidos por estudantes do ensino fundamental

As inscrições estarão abertas a partir do dia 17 de fevereiro; o livro com direito à sessão de autógrafos dos estudantes será lançado em setembro

Publicado em: 29/11/2019 6h58 - em Ensino Fundamental e Médio

Imagem mostra 16 professores de língua inglesa da rede municipal segurando certificados de conclusão do curso posando para foto ao de representantes da Alumni na unidade Jardins da escola.

Professores de Língua Inglesa concluem curso promovido pela Associação Alumni

16 professores participaram da Cerimônia de formatura que aconteceu no dia 13/12 na unidade Alumni Jardins

Publicado em: 29/11/2019 6h58 - em Ensino Fundamental e Médio

Imagem com um grupo de alunos posando para foto sobre um gramado.

Mais de 1 milhão de estudantes entram em férias na Rede Municipal de Ensino

Retorno das aulas acontecerá no dia 5 de fevereiro de 2020

Publicado em: 29/11/2019 6h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem de uma apresentação sobre o palco, as meninas estão com uma saia rosa, blusa branca e gorro de papai noel.

Projeto de teatro apresenta 16 peças para mais de 1000 pessoas

Atendendo demanda dos alunos, EMEF Milton Pereira Costa trouxe comédia, drama e musical aos palcos

Publicado em: 29/11/2019 6h58 - em Ensino Fundamental e Médio