Estudantes da EMEF Marechal Rondon participam de oficina com o poeta Ni Brisant

Atividade reuniu participantes do projeto AMOR para atividades de escrita espontânea

Publicado em: 05/06/2018 17h31 | Atualizado em: 30/11/2020

nibrisant_rondon_740x430.jpg

Os estudantes que fazem parte do Projeto AMOR – Arte, Movimento e Rebeldia receberam, no último dia 25 de abril, a presença do poeta Ni Brisant em uma oficina de escrita criativa na Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Marechal Rondon, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.

Para receber o poeta, os alunos confeccionaram lambe-lambe (vertente de arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana) com poemas próprios e outros retirados de fanzines e do livro do poeta “Se eu tivesse meu próprio dicionário”.

“A oficina foi importante para mudar um pouco a temática de protesto da literatura marginal periférica. Foi uma oportunidade de apresentar para os estudantes outras possibilidades de poesia, de linguagem, de ler e escrever o mundo”, disse o professor Eduardo Neves, um dos organizadores do movimento.

“Notamos, também, que os alunos que antes tinham dificuldade para escrever começaram a se arriscar mais e já estão criando seus próprios poemas”, observou a professora Joyce Araújo, também organizadora do projeto.

O poeta Ni Brisant conversou com os participantes sobre o seu processo para escrever e trabalhou atividades de escrita espontânea.

“Gostei muito quando o Ni Brisant veio aqui na escola porque ele passou umas dicas de fazer poesia. Consegui fazer um poema também. Foi muito top!”, disse o aluno Cauã, 14 anos.

Toda a atividade foi acompanhada por uma emissora de televisão e transmitida no dia 18 de maio.

Sobre o Projeto AMOR:

O Projeto AMOR – Arte, Movimento e Rebeldia é um coletivo de poesia que nasceu em 2017, na Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Marechal Rondon, pertencente à Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé. Participam do coletivo alunos de 10 a 15 anos de idade. O projeto é organizado pela professora de Língua Portuguesa, Joyce Araújo, e pelo professor de História, Eduardo Neves.

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar