Estudante com autismo participa das Olimpíadas Estudantis na competição de tênis de mesa

Gerson Vallejos, estudante do 6º ano, participa ativamente das aulas de Educação Física e do projeto de esportes com raquetes.

Publicado em: 28/09/2018 14h49 | Atualizado em: 30/11/2020

estudante_autismo_princ_740x430.jpg

O estudante com autismo Gerson Vallejos, do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, representou sua escola na etapa regional das Olimpíadas Estudantis 2018 na modalidade tênis de mesa, disputada no dia 11 de setembro no Clube Esperia.

O professor Eder Magalhães, responsável pelas aulas de Educação Física da turma em que Gerson estuda, relata que desde o início do ano letivo o estudante vem evoluindo gradativamente em relação ao desempenho esportivo e às interações sociais por conta da sua participação nas aulas de Educação Física, com as práticas corporais do frescobol, badminton, tênis e tênis de mesa, e também no projeto de esportes com raquetes.

“Gerson gostava de realizar as atividades sozinho e evitava interações com outros colegas. Ele pegava a raquete e a bolinha e ficava tentando fazer os movimentos de controle”, comenta Eder.

Aos poucos, o professor e o estudante foram se aproximando no decorrer das práticas, passando a interagir durante as atividades. No mês de abril, durante a reunião de pais e mestres, a mãe de Gerson, Maria Vallejo, procurou a coordenação pedagógica da unidade para comentar sobre o estado de felicidade de seu filho durante as aulas de Educação Física e solicitar mais informações sobre o projeto de esportes com raquetes que acontece na extensão de jornada escolar. De acordo com Maria, as atividades esportivas desenvolvidas por Gerson na unidade educacional colaboram para o desenvolvimento de seu filho. “Às vezes ele tenta jogar comigo, se exercita bastante, coisas que ele não fazia antes”, afirma Maria.

Todos os acontecimentos sobre a participação do estudante nas aulas eram relatados para a Professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Gabriela Vignon. O estudante fazia parte de uma turma da SRM, atendida pela Professora na extensão de jornada, junto com outros estudantes.

Para a Professora Gabriela, Gerson ensinou muito sobre o autismo e individualidade. “Nossa felicidade ao ver sua mudança e melhora me leva a concluir que as necessidades são particulares. Foi preciso entender que o atendimento individualizado em uma sala especial não era mais o que ele precisava, era preciso permitir que ele seguisse, pois era capaz, e foi assim que Gerson alcançou seu melhor”, revela Gabriela.

Gerson participa, no ritmo dele, de todas as atividades. Os demais estudantes compreendem que o jogo com o Gerson tem outra dinâmica. Os colegas colaboram e participam da integração dele com os desafios propostos no decorrer das aulas do projeto.

Competição – A participação nas Olimpíadas Estudantis foi a primeira competição disputada por Gerson.
Ele experimentou a liberdade de passear no ônibus dividindo o lanche com os amigos, de ir pra mesa na hora dos jogos, de subir no pódio junto com outros estudantes e receber sua medalha de participação. “Era impressionante ver a alegria no rosto dele”, afirma Eder. “Eu o vi nas Olimpíadas Estudantis sorrindo o tempo todo. Jogando, correndo, brincando e dançando. Foi, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da minha experiência profissional”, ressalta o professor.

Ao ser perguntado sobre o projeto, Gerson afirma que gosta das aulas de tênis e de tênis de mesa. “E o que mais gostei, nas Olimpíadas, foi ter ficado em ‘1º lugar’”, revela o estudante.

estudante_autismo_2_740x430.jpg

Além de toda evolução no controle motor e nas habilidades relacionadas aos esportes com raquetes, Gerson apresenta, hoje, muito mais autonomia e confiança para fazer qualquer atividade que seja proposta. Criou vínculos de amizade e pertencimento e, principalmente, está feliz. “Aquele estudante que no começo do ano dificilmente seria visto sorrindo pela escola, hoje se encontra muito diferente”, observa Eder.

estudante_autismo_1_740x430.jpg

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.