Escolas municipais recebem 7,5 mil notebooks

Além da renovação dos equipamentos, os CEUs Perus e Feitiço da Vila, ganham óculos que convertem textos em áudio.

Publicado em: 24/05/2019 17h08 | Atualizado em: 30/11/2020

notebooks_740x430 1.jpg

Secretaria Especial de Comunicação

As escolas da rede municipal receberam nesta sexta-feira (29), 7,5 mil notebooks para uso administrativo. Em 2018 foram instalados 16.830 notebooks, destinados aos laboratórios e ambientes administrativos das unidades de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o prefeito Bruno Covas, São Paulo que já foi a cidade dos barões do café, das grandes indústrias têxteis hoje, e cada vez mais, tem que ser a cidade do conhecimento, da tecnologia e da inovação. “Temos que criar cada vez mais essa cultura da tecnologia nos nossos alunos. Além do analfabetismo nós também temos que combater o analfabetismo digital, que também dificulta o acesso das pessoas ao mercado de trabalho”, disse.

O prefeito visitou o CEU Perus nesta sexta-feira (29) para a entrega simbólica dos computadores à rede municipal. Acompanhado dos secretários João Cury Neto (Educação), Alexandre Youssef (Cultura) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), Bruno Covas também anunciou a entrega de dois pares de óculos para pessoas com deficiência visual às bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Perus, na Zona Norte, e Feitiço da Vila, no Campo Limpo, Zona Sul.

Na ocasião, o prefeito também assinará uma portaria intersecretarial estabelecendo comunicação entre as secretarias de Educação e de Cultura para ações culturais nos CEUs.

“Pouco importa onde a população bate na porta. Ela precisa ser atendida com os mesmos direitos e o mesmo respeito. Não tem sentido as secretarias não se conversarem”, destacou o prefeito.

Áreas pedagógica e administrativa serão beneficiadas

A aquisição dos notebooks é um benefício para todo o corpo pedagógico e administrativo das unidades, facilitando processos e tarefas do corpo discente. O investimento total para a compra de computadores é de R$ 20 milhões e inclui instalação e configuração das máquinas. Os óculos entregues nos CEUs permitem que qualquer pessoa com deficiência visual possa acessar o conteúdo de livros, jornais e revistas, por meio de câmera inteligente que escaneia e transforma o conteúdo de textos em áudio.

“Acreditamos na utilização das tecnologias como forma de inclusão e a administração trabalha para trazer melhoria para toda a população”, afirma o secretário João Cury Neto.

Para Cid Torquato, a iniciativa faz parte do plano de fornecer tecnologia a estudantes com deficiências da rede municipal de ensino.

“Ela atenderá uma demanda crescente, já que a população com deficiência está cada vez mais na rua e nos espaços públicos”, diz Torquato.

Segundo dados do IBGE, a cidade de São Paulo tem hoje 345,5 mil pessoas com deficiência visual.

O projeto de renovação do parque de informática da rede municipal teve início em 2017.

Veja as fotos.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar