Projeto de Apoio Pedagógico – PAP

Apresentação:

O Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) visa a ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, que apresentam dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e resolução de problemas. O trabalho da professora do PAP, em parceria com os demais professores e equipe gestora da escola, tem como maior objetivo garantir o pleno direito à aprendizagem considerando esse sujeito em sua integralidade. Para subsidiar a realização do PAP, foram criados alguns instrumentos, tais como: fichas e planilha para o encaminhamento do estudante para participar do Projeto, planilha de acompanhamento das aprendizagens e relatório semestral. Essa documentação pedagógica é uma potente ferramenta para que toda equipe da escola e equipe das Diretorias Regionais e equipe da Secretaria Municipal da Educação possam se aprofundar nas especificidades dos estudantes com dificuldades e planejar novas ações para auxiliá-los em seus processos de aprendizagem. Para completar os materiais que subsidiam as práticas do PAP, lançaremos em breve as Orientações Didáticas – Recuperação de Aprendizagens.

Ações:

  • Formações:
    • Formação de Formadores Mensais: Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) – Recuperação de Aprendizagens – formação realizada para os Formadores de Divisões Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação, com o intuito de discutir as demandas pertinentes ao desenvolvimento do PAP, no que diz respeito aos encaminhamentos, registros, acompanhamento e intervenções adequadas aos estudantes.
    • Formação de Formadores em Encontro Territorial: formação organizada para os Formadores de Divisões Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) com o objetivo de refletir e planejar ações referentes as demandas e especificidades de cada território.
    • Itinerância nas formações das Divisões Pedagógicas: oportunidade para conhecer o grupo de PAPs de cada DRE e observar a presença de alguns aspectos relacionados à rotina do trabalho. Além disso, intervir, sugerir ajustes e colaborar no planejamento de ações formativas.
    • Curso: A leitura, a escrita e a resolução de problemas – o foco da recuperação de aprendizagem. O curso foi planejado com base nos dados consolidados obtidos por meio do encaminhamento dos estudantes para o PAP em 2019. O intuito é oferecer uma formação qualitativa, interdisciplinar e baseada na estratégia de resolução de problemas.

Materiais:

A atuação das(os) PAPs no período de pandemia

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade: Recuperação de Aprendizagens

Orientações para o PAP – 2020

 

Responsável:
Bruna Acioli Silva Machado

Rosana Carla de Oliveira