Orientações aos Professores

2º Semestre de 2021

A questão que se coloca não é, de um lado, negar o medo, mesmo quando o perigo que o gera é fictício. O medo, porém, em si é concreto. A questão que se apresenta é não permitir que o medo facilmente nos paralise ou nos persuada de desistir de enfrentar a situação desafiante sem luta e sem esforço.“

Paulo Freire.

 

Prezados(as) professores(as).

Essa página tem por objetivo consolidar as principais informações e orientações para o trabalho no Ensino Fundamental e Médio, de maneira complementar ao que tem sido discutido nos territórios por meio do trabalho das Divisões Pedagógicas.

Ao entrar na página do Ensino Fundamental e Médio, na lateral direita, é possível encontrar os links para as páginas de cada área/componente/ciclo que hospeda informações sobre materiais, processos formativos e demais orientações pertinentes.

 Rotina de revezamento

Em relação a organização para o 2º semestre de 2021 e considerando a IN 29 de 21/07/2021, nesse link você encontrará a Rotina de Revezamento.

Rotina de Revezamento

Este material tem o objetivo de auxilia-los no planejamento das atividades para esta nova etapa de retorno de um maior número de estudantes às atividades presenciais.

Nesta fase, os estudantes serão atendidos presencialmente nas Unidades Educacionais, em sistema de revezamento semanal, sendo divididos em duas turmas. Assim sendo, em uma semana parte dos estudantes estarão no atendimento presencial e outra parte em atendimento remoto, alternando na semana seguinte. Para os estudantes que estiverem acompanhando as atividades de forma não presencial, em razão do rodízio, ou por optarem em permanecer no atendimento remoto, será possibilitada, gradualmente, o acompanhamento das aulas de forma síncrona, e também a possibilidade de atividades assíncronas, sejam impressas ou disponibilizadas na plataforma on line.

Trilhas de atividades

Considerando a recuperação contínua por meio de atividades na modalidade assíncrona, foram organizadas as Trilhas de Atividades. Neste material as equipe de formadores de professores e especialistas da Secretaria Municipal de Educação reúne algumas sugestões de materiais (vídeos, jogos, textos) que podem ser utilizados no planejamento das atividades remotas assíncronas para a recuperação contínua das aprendizagens dos estudantes, tendo como ponto de partida o documento de Priorização Curricular e o material Trilhas de Aprendizagens, além de trazer algumas dicas de como ferramentas digitais podem contribuir para tornar as atividades mais interativas e permitir melhor organização das devolutivas por parte dos estudantes, para que você professor (a) possa realizar o acompanhamento das atividades e planejar as ações seguintes.

Além delas, há propostas para as aulas regulares no Ciclo de Alfabetização e para o Projeto de Apoio Pedagógico (PAP).

Trilhas de Atividades

Visando apoiar o acesso as plataformas institucionais digitais, você pode consultar os tutoriais, elaborados considerando as demandas da Rede Municipal de Educação de São Paulo:

 

Link dos materiais didáticos elaborados a partir do Currículo da Cidade

Passo a passo do acesso

Basta triar por ano de escolaridade e componente curricular que acessará o banco de atividades disponíveis. O site está em constante elaboração e alimentação. Já é possível, desde que feito o login, salvar suas sequências para encontrá-las mais rapidamente.

Atualizaremos essa página frequentemente indicando os caminhos para facilitar o acesso à informação e o apoio as ações didáticas.

Equipe SME/COPED/DIEFEM