• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Orientações aos Professores

A questão que se coloca não é, de um lado, negar o medo, mesmo quando o perigo que o gera é fictício. O medo, porém, em si é concreto. A questão que se apresenta é não permitir que o medo facilmente nos paralise ou nos persuada de desistir de enfrentar a situação desafiante sem luta e sem esforço. 

Paulo Freire.  

Para (re)começo de conversa!  

Traçamos planos para o ano de 2020 que precisarão ser revistos antes do esperado! A atual pandemia, que exige o distanciamento social, implica  novas estratégias e formas de realizar nosso fazer diário. Estamos, todos nós, reaprendendo e, parafraseando Freire, enfrentando a situação desafiante que se coloca com muita luta e esforço de todas as partes. 

Uma mudança sem precedentes, como essa, exige de nós compreensão,  adaptação, abertura ao novo e tantas outras capacidades e saberes que descobriremos juntos e ao longo do caminho.  

Para apoiar essa discussãodisponibilizamos em nossas páginas virtuais um compilado das informações que orientam o trabalho dos profissionais do Ensino Fundamental e Médio complementa o que tem sido discutido nos territórios por meio do trabalho das Divisões Pedagógicas.  

Ao entrar na página do Ensino Fundamental e Médio (https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/ensino-fundamental-e-medio/)na lateral direita, é possível encontrar os links para as páginas de cada área/componente/ciclo que hospeda informações sobre materiaisprocessos formativos e demais orientações pertinentes. 

Além disso visando apoiar o acesso as plataformas institucionais digitaisvocê pode consultar os tutoriaiselaborados considerando as demandas da Rede Municipal de Educação de São Paulo: 

Caso tenha dúvidas referentes ao trabalho nesse períodofuncionamento das unidades entre outraspode acessar a página de “Perguntas Frequentes dos Educadores: 

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/coronavirus/perguntas-e-respostas-covid-19/ 

Para apoiar os conteúdos escolares a ser disponibilizados na plataforma Google Sala de Aula, disponibilizamos os principais materiais alinhados ao Currículo da Cidade: 

  • Trilhas de Aprendizagens 

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/trilhas-de-aprendizagens/ 

  • Cadernos da CidadeSaberes e Aprendizagens – versão Professor 

http://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/ 

Passo a passo do acessohttps://smeprefeituraspgov-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/csfrancisco_sme_prefeitura_sp_gov_br/ER4hFlVJLVxGlkPMLAUMPnIBH_vKdBdwoNkVD-RF9gpqFQ?e=7lpvLQ 

  • Sequências de Atividades 

http://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/sequencias 

Basta triar por ano de escolaridade e componente curricular que acessará o banco de atividades disponíveis. O site está em constante elaboração e alimentação é possíveldesde que feito o login, salvar suas sequências para encontrá-las mais rapidamente. 

Atualizaremos essa página frequentemente indicando os caminhos para facilitar o acesso à informação e o apoio as ações didáticas. 

 Equipe SME/COPED/DIEFEM