Matemática

Apresentação:

Planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de ações formativas norteadas pela variedade de conteúdos, situações e aspectos metodológicos que propiciem diversas possibilidades de aprendizagens de objetos de conhecimento de Matemática por todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no que diz respeito às etapas do Ensino Fundamental e Médio.

Ações:

  • Formação de Implementação do Currículo da Cidade do Ensino Fundamental: promovida pela Divisão de Ensino Fundamental e Médio, no primeiro semestre de 2018, com a participação da assessoria de Matemática e dos Formadores de Matemática das Divisões Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação. A finalidade desta formação foi a de elaborar, discutir, transformar e validar pautas formativas tendo o currículo de Matemática como referência e abordando, além dos objetos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Matemática, a gestão de sala de aula e os processos avaliativos visando a subsidiar a prática educativa dos professores que ensinam Matemática nos ciclos Interdisciplinar e Autoral.
  • Grupo de trabalho: POA (Professor Orientador de Área) de Matemática – Reuniões mensais oferecidas no primeiro e segundo semestres de 2019 com as equipes de Matemática da Divisão de Ensino Fundamental e Médio , a assessoria e os formadores de Matemática das Divisões Pedagógicas, com a finalidade de preparar ações formativas para a atuação dos formadores de Matemática no curso: “Formação em continuidade do professor orientador de área de Matemática”.

Materiais:

Currículo da Cidade – Matemática

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Matemática – Volume 1

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Matemática – Volume 2

Documento orientador para sondagem de Matemática: Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar – Ensino Fundamental

Sequência de atividades de Matemática – Pátio Digital

Orientações Gerais – Professor Orientador de Área (POA)

Orientações para o Material Trilhas de Aprendizagens de Matemática

Acompanhamento dos estudantes: o elo entre o ensino e a aprendizagem de matemática

 

Trilhas de Aprendizagens

Clique aqui para fazer download dos Trilhas de Aprendizagens

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 1” dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral – Matemática –  Editável e PDF

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 2” – Matemática –  PDF

Destaques:

Curso “O ensino e a aprendizagem do eixo estruturante Geometria nos ciclos Interdisciplinar e Autoral”. Formação a distância, organizada e realizado pela Divisão de Ensino Fundamental e Médio com a colaboração dos formadores de Matemática das 13 Divisões Pedagógicas.

Responsáveis:

Bruna Acioli Silva Machado

Humberto Luis de Jesus