Matemática

Apresentação:

O Currículo da Cidade – Ensino Fundamental e Médio: Matemática contempla os resultados de pesquisas internacionais e brasileiras na área de Educação Matemática, produzidas ao longo dos últimos anos, visando à melhoria do processo de construção de conhecimentos matemáticos e cujos temas abordam diferentes perspectivas de âmbitos histórico-social, de cunho cultural e tecnológico, além das contribuições dos campos de formação de professores e de organização curricular, entre outras. Neste sentido, as publicações curriculares de Matemática apresentam possibilidades metodológicas para o desenvolvimento do trabalho no âmbito da Educação Matemática, como as que envolvem a resolução de problemas, a modelagem, o uso de tecnologias digitais, as tarefas investigativas, os jogos e brincadeiras, a etnomatemática e outras.  

A Matemática é uma construção humana que envolve um conjunto de conhecimentos associados, por exemplo, aos números, às formas geométricas e a diversos tipos de raciocínio como dedução, indução, estimação, aproximação, entre outros. Ajuda a resolver diversos tipos de problemas, muitas vezes, apresentando diferentes soluções. É um conjunto de ideias que permite analisar fenômenos e situações presentes na realidade para obter informações e conclusões que não estão explícitas. Além disso, possibilita a obtenção de modelos, relações, padrões e regularidades, de forma a conhecer e analisar a realidade e obter informações para tomar decisões. Sua aprendizagem contribui para a formação integral dos estudantes e seu desenvolvimento permite enfrentar os desafios que se apresentam na vida cotidiana de qualquer pessoa. Com essa amplitude, a Matemática envolve três dimensões que se articulam e se complementam: a social, a cultural e a formal 

  • A dimensão social engloba a reflexão sobre a criação e o uso da Matemática em diferentes contextos sociais, apontando para uma dimensão histórica e social do conhecimento matemático.  
  • A dimensão cultural considera a Matemática como fruto de diferentes culturas e etnias (contagem, localização, medição, desenhos e jogos) que permitem uma reflexão sobre a construção do conhecimento matemático.  
  • A dimensão formal envolve as ideias matemáticas fundamentais com a utilização de uma simbologia própria e universal, desenvolvidas ao longo da Educação Básica, articulando-se com diferentes objetos de conhecimento e eixos estruturantes (Álgebra, Geometria, Números etc.). 

 Essas três dimensões estão presentes na organização de todo currículo: nas ideias fundamentais da Matemática, nos eixos estruturantes, na organização dos objetos de conhecimento, nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, além dos eixos articuladores. 

Ações:

2021 

Curso 2º semestre “Números Racionais em redes de significados, priorização curricular e recuperação contínua”

(Publicado na pág 38 do DOC de 09/09/2021) – Para se inscrever clique aqui.

  2020 

  •   Curso: Trilhas em Form(ação) em todas as DRE. 
  •   Elaboração do material Trilhas Vol. 1 e vol. 2, material impresso e entregue nas unidades escolares; 

   2019 

  • Curso: O Ensino e a Aprendizagem do Eixo Estruturante Geometria nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral 
  •   Seminário: A investigação no ensino de Ciências e Matemática na Rede Municipal de Ensino Fundamental de Ensino de São Paulo. 
  •   Curso: Formação do Professor Orientador de Área de Matemática  

  2018 

  • Implementação do Currículo da Cidade: componentes em discussão.  
  •   Curso: Tarefas Investigativas e o Desenvolvimento dos Pensamentos Algébrico e Probabilístico 
  •   Curso: Cadernos da Cidade – Saberes e Aprendizagens em pauta: análise de sequências de atividades. 

   2017 

  • Seminário de Educação Matemática: Educação algébrica em pauta. 
  • Curso: Refletindo sobre o ensino de poliedros no Ensino Fundamental.

Materiais:

 Trilhas de Atividades

Currículo da Cidade – Matemática

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Matemática – Volume 1

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Matemática – Volume 2

Documento orientador para sondagem de Matemática: Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar – Ensino Fundamental

Sequência de atividades de Matemática – Pátio Digital

Orientações Gerais – Professor Orientador de Área (POA)

Orientações para o Material Trilhas de Aprendizagens de Matemática

Acompanhamento dos estudantes: o elo entre o ensino e a aprendizagem de matemática

Cadernos Trilhas de Aprendizagens –Clique aqui para fazer download dos Cadernos Trilhas de Aprendizagens

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 1” dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral – Matemática –  Editável e PDF

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 2” – Matemática –  PDF

Videoaulas Trilhas de Aprendizagens Estudante SMESP – YouTube 

Destaques:

Logotipo da plataforma matific, números e símbolos em branco com fundo azul e a palavra matific em destaque sublinhada na cor laranja

 

Parceria com a plataforma Matific para todos os estudantes e professores que ensinam Matemática na rede.

Para ter mais informações sobre o uso, e descobrir contribuições para seu dia a dia, assista o Webinar clicando aqui.

 

  • Elaboração, em 2020, das atividades de Matemática dos Cadernos Trilhas de Aprendizagens, de modo colaborativo, por todos os formadores de Matemática da SME/COPED/DIEFEM e da DRE/DIEFEM. 
  •  Produção de videoaulas de atividades de Matemática dos Cadernos Trilhas de Aprendizagens por professores que ensinam matemática na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 

Responsáveis:

Bruna Acioli Silva Machado e Humberto Luis de Jesus