Língua Portuguesa

Apresentação:

O componente curricular de Língua Portuguesa toma o texto como partida e de chegada para o ensino-aprendizagem. Nesse sentido, apoiados em uma concepção que entende a linguagem como interação, entende-se que ensinar e aprender a língua são duas atividades que, ao mesmo tempo, revelam um processo e um produto mediados pelas práticas sociais de uso dessa língua. Assim, é indispensável o investimento em leitura, a escuta, a análise e a produção (de textos escritos, orais ou multimodais) como atividades de linguagem. Do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, os estudantes experimentam o uso da língua por meio dos textos e, também, agem sobre eles. 

Ações:

  • 2017
    • Curso promovido para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
      • Leitura e aprendizagem: reflexão, teoria (e)m prática
  • 2018
    • Cursos promovidos para professores de Língua Portuguesa:
      • Leitura no Ensino Médio: entre teoria e prática
      • Prática de produção de texto no Ensino Médio: em busca do sujeito-autor
      • Análise linguística e a construção de sequências de atividades em Língua Portuguesa
      • Cadernos da Cidade: saberes e aprendizagens – em pauta: análise de sequência de atividades
  • 2019
    • Cursos promovidos para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
      • Acompanhamento, planejamento e formação de formadores de Língua Portuguesa
      • Formação de formadores de Língua Portuguesa: produção de textos escritos
    • Cursos promovidos para professores de Língua Portuguesa:
      • Currículo da Cidade, implementação curricular e acompanhamento em Língua Portuguesa
      • Práticas de produção de textos escritos no Ciclo Interdisciplinar
      • Práticas de produção de textos escritos no Ciclo Autoral
      • Linguagem oral na sala de aula e o Currículo da Cidade de Língua Portuguesa (em andamento)
  • 2020
    • Cursos promovidos para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
      • Trilhas em form(ação) – Língua Portuguesa 
  • 2021
    • Cursos promovidos para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas: 
      • Multimodalidade: bases de formação na teoria da linguagem. 
    • Cursos promovidos para professores de Língua Portuguesa: 
      • Práticas de linguagem – um olhar para a integração dos eixos: prática de leitura/escuta, prática de produção de textos escritos, prática de produção de textos orais e prática de análise linguística. 
      • Formação continuada do Professor Orientado de Área de Língua Portuguesa (em andamento). 
      • Inscrições Urbanas – grafite, pichação e arte urbana – e suas (multi)leituras (em andamento). 

 Materiais:

Trilhas de Atividades

Currículo da Cidade de Língua Portuguesa

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa – Volume 1

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa – Volume 2

Vídeos formativos – produzidos a partir das Orientações do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa Volume 2:
Módulo 1 – Gramática – uma palavra proibida?
Módulo 2 -Análise Linguística no Currículo da Cidade
Módulo 3 – Leitura, produção de texto e análise linguística
Módulo 4 – Escuta, produção oral e análise linguística
Módulo 5 – Análise Linguística e atividades independentes

Sequências de atividades de Língua Portuguesa no Pátio Digital

Orientações Gerais – Professor Orientador de Área (POA)

 

Trilhas de Aprendizagens 

Clique aqui para fazer download dos Trilhas de Aprendizagens

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 1” dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral – Língua Portuguesa –  Editável e PDF

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 2”  – Língua Portuguesa – Editável e PDF

Videoaulas: Trilhas de Aprendizagens, vol. 2 

Destaques:

Secretaria Municipal de Educação publica livro de Contos escritos por estudantes da rede

Acesse aqui o livro Antologia de Contos do Ensino Fundamental – Vol. 1 – 2019 (abre arquivo pdf)

Acesse aqui o livro Antologia de Contos do Ensino Fundamental – Vol. 2 – 2020 (abre arquivo pdf)

Estudantes já podem enviar textos para o livro Antologia de Contos  – 2021 

Responsáveis:

Katia Gisele Turollo do Nascimento e Sandra Salavandro Rodrigues