Língua Portuguesa
Apresentação:
O componente curricular de Língua Portuguesa toma o texto como partida e de chegada para o ensino-aprendizagem. Nesse sentido, apoiados em uma concepção que entende a linguagem como interação, entende-se que ensinar e aprender a língua são duas atividades que, ao mesmo tempo, revelam um processo e um produto mediados pelas práticas sociais de uso dessa língua. Assim, é indispensável o investimento em leitura, a escuta, a análise e a produção (de textos escritos, orais ou multimodais) como atividades de linguagem. Do 1º ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio, os estudantes experimentam o uso da língua por meio dos textos e, também, agem sobre eles.
Ações:
- 2017
- Curso promovido para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
- Leitura e aprendizagem: reflexão, teoria (e)m prática
- Curso promovido para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
- 2018
- Cursos promovidos para professores de Língua Portuguesa:
- Leitura no Ensino Médio: entre teoria e prática
- Prática de produção de texto no Ensino Médio: em busca do sujeito-autor
- Análise linguística e a construção de sequências de atividades em Língua Portuguesa
- Cadernos da Cidade: saberes e aprendizagens – em pauta: análise de sequência de atividades
- Cursos promovidos para professores de Língua Portuguesa:
- 2019
- Cursos promovidos para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
- Acompanhamento, planejamento e formação de formadores de Língua Portuguesa
- Formação de formadores de Língua Portuguesa: produção de textos escritos
- Cursos promovidos para professores de Língua Portuguesa:
- Currículo da Cidade, implementação curricular e acompanhamento em Língua Portuguesa
- Práticas de produção de textos escritos no Ciclo Interdisciplinar
- Práticas de produção de textos escritos no Ciclo Autoral
- Linguagem oral na sala de aula e o Currículo da Cidade de Língua Portuguesa (em andamento)
- Cursos promovidos para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
Materiais:
Currículo da Cidade de Língua Portuguesa
Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa – Volume 1
Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa – Volume 2
Vídeos formativos – produzidos a partir das Orientações do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa Volume 2:
Módulo 1 – Gramática – uma palavra proibida?
Módulo 2 -Análise Linguística no Currículo da Cidade
Módulo 3 – Leitura, produção de texto e análise linguística
Módulo 4 – Escuta, produção oral e análise linguística
Módulo 5 – Análise Linguística e atividades independentes
Sequências de atividades de Língua Portuguesa no Pátio Digital
Orientações Gerais – Professor Orientador de Área (POA)
Trilhas de Aprendizagens
Clique aqui para fazer download dos Trilhas de Aprendizagens
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 1” dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral – Língua Portuguesa – Editável e PDF
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 2” – Língua Portuguesa – Editável e PDF
Destaques:
Secretaria Municipal de Educação publica livro de Contos escritos por estudantes da rede
Acesse aqui o livro Antologia de Contos do Ensino Fundamental (abre arquivo pdf)
Responsáveis:
Felipe de Souza Costa
Katia Gisele Turollo do Nascimento