• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Língua Portuguesa

Apresentação:

O componente curricular de Língua Portuguesa toma o texto como partida e de chegada para o ensino-aprendizagem. Nesse sentido, apoiados em uma concepção que entende a linguagem como interação, entende-se que ensinar e aprender a língua são duas atividades que, ao mesmo tempo, revelam um processo e um produto mediados pelas práticas sociais de uso dessa língua. Assim, é indispensável o investimento em leitura, a escuta, a análise e a produção (de textos escritos, orais ou multimodais) como atividades de linguagem. Do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os estudantes experimentam o uso da língua por meio dos textos e, também, agem sobre eles.

Ações:

  • 2017
    • Curso promovido para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
      • Leitura e aprendizagem: reflexão, teoria (e)m prática
  • 2018
    • Cursos promovidos para professores de Língua Portuguesa:
      • Leitura no Ensino Médio: entre teoria e prática
      • Prática de produção de texto no Ensino Médio: em busca do sujeito-autor
      • Análise linguística e a construção de sequências de atividades em Língua Portuguesa
      • Cadernos da Cidade: saberes e aprendizagens – em pauta: análise de sequência de atividades
  • 2019
    • Cursos promovido para formadores de Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas:
      • Acompanhamento, planejamento e formação de formadores de Língua Portuguesa
      • Formação de formadores de Língua Portuguesa: produção de textos escritos
    • Cursos promovidos para professores de Língua Portuguesa:
      • Currículo da Cidade, implementação curricular e acompanhamento em Língua Portuguesa
      • Práticas de produção de textos escritos no Ciclo Interdisciplinar
      • Práticas de produção de textos escritos no Ciclo Autoral
      • Linguagem oral na sala de aula e o Currículo da Cidade de Língua Portuguesa (em andamento)

Materiais:

Currículo da Cidade de Língua Portuguesa

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa – Volume 1

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa – Volume 2

Sequências de atividades de Língua Portuguesa no Pátio Digital

Destaques:

Estudantes da Rede Municipal produzirão livro com contos autorais

Responsáveis:

Felipe de Souza Costa
Katia Gisele Turollo da Nascimento