Ensino Fundamental e Médio
Língua Inglesa
Apresentação:
O componente curricular de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo constitui um espaço-tempo de aprendizagens importantes para os estudantes das nossas escolas, pois desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, eles aprendem uma língua estrangeira que é parte integrante do currículo. Em nosso país, a obrigatoriedade da Língua Inglesa é somente a partir do 6º ano. No entanto, desde 2012, com o advento da Portaria nº 5.361, de 04 de novembro de 2011, a Língua Inglesa é uma realidade presente nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio. Partindo de uma concepção de língua franca, no ensino-aprendizagem do inglês, entende-se que estudar uma língua possibilita, além do contato, a produção, a análise, a ampliação de sentidos e o seu uso crítico no contexto do mundo em que nossos estudantes. estão inseridos.
Ações:
Temos organizado, desde 2017, formações com o objetivo de fortalecer o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa na rede:
- 2017
- GT de discussão e elaboração do Currículo da Cidade;
- 2018
- Curso: Produção de Sequência de Atividades de Língua Inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental
- Curso: O uso de Sequências de Atividades no Ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental: possibilidades do Currículo da Cidade
- 2020
- Cursos promovidos para professores de Língua Inglesa:
- Trilhas em form(ação) – Língua Inglesa;
- Cursos promovidos para professores de Língua Inglesa:
- 2022
Materiais:
Currículo da Cidade de Língua Inglesa
Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Língua Inglesa
Sequência de atividades de Língua Inglesa – Pátio Digital
Orientações Gerais para o componente de Língua Inglesa durante a pandemia da COVID-19
-
Videoaulas dos cursos produzidos em 2018:
-
Para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Módulo 1- Brincadeiras na infância e a aprendizagem de língua inglesa
Módulo 2 – Jogos e cultura letrada na aprendizagem de língua inglesa
Módulo 3 – Contação de histórias e aprendizagem de língua inglesa
Módulo 4 – Sequências didáticas e pedagogia de multiletramento em foco
-
Para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Pedagogia de multiletramentos nos ciclos interdisciplinar e autoral
Sequências de atividades nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral
Trilhas de Aprendizagens
Clique aqui para fazer download dos Trilhas de Aprendizagens
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 2” – Língua Inglesa – Editável e PDF
Destaques:
Responsável:
Samira Novo Lopes