Língua Inglesa

Apresentação:

O componente curricular de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo constitui um espaço-tempo de aprendizagens importantes para os estudantes das nossas escolas, pois desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, eles aprendem uma língua estrangeira que é parte integrante do currículo. Em nosso país, a obrigatoriedade da Língua Inglesa é somente a partir do 6º ano. No entanto, desde 2012, com o advento da Portaria nº 5.361, de 04 de novembro de 2011, a Língua Inglesa é uma realidade presente nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio. Partindo de uma concepção de língua franca, no ensino-aprendizagem do inglês, entende-se que estudar uma língua possibilita, além do contato, a produção, a análise, a ampliação de sentidos e o seu uso crítico no contexto do mundo em que nossos estudantes. estão inseridos.

Ações:

Temos organizado, desde 2017, formações com o objetivo de fortalecer o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa na rede:

  • 2017
    • GT de discussão e elaboração do Currículo da Cidade;
  • 2018
    • Curso: Produção de Sequência de Atividades de Língua Inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental
    • Curso: O uso de Sequências de Atividades no Ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental: possibilidades do Currículo da Cidade
  • 2020
    • Cursos promovidos para professores de Língua Inglesa: 
      • Trilhas em form(ação) – Língua Inglesa; 

Materiais:

Trilhas de Atividades

Currículo da Cidade de Língua Inglesa

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Língua Inglesa

Sequência de atividades de Língua Inglesa – Pátio Digital

Orientações Gerais para o componente de Língua Inglesa durante a pandemia da COVID-19

  • Videoaulas dos cursos produzidos em 2018:

  • Para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Módulo 1- Brincadeiras na infância e a aprendizagem de língua inglesa

Módulo 2 – Jogos e cultura letrada na aprendizagem de língua inglesa

Módulo 3 – Contação de histórias e aprendizagem de língua inglesa

Módulo 4 – Sequências didáticas e pedagogia de multiletramento em foco

  • Para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Pedagogia de multiletramentos nos ciclos interdisciplinar e autoral

Sequências de atividades nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral

Trilhas de Aprendizagens 

Clique aqui para fazer download dos Trilhas de Aprendizagens

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 2” – Língua Inglesa – Editável e PDF

Destaques:

Responsável:

Mayra Pereira Camacho