Coordenação Pedagógica

Apresentação:

Esta frente intenta oferecer subsídios para a atuação do Coordenador Pedagógico no que diz respeito às suas principais atribuições: a formação contínua da equipe docente e o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Para tanto, buscamos fortalecer os percursos formativos a esses sujeitos de maneira continuada por meio das Diretorias Regionais de Educação (DREs), na figura dos formadores que compõem as equipes das Divisões Pedagógicas.

Ações:

Temos organizado  formações desde 2017 com o objetivo de fortalecer os coordenadores pedagógicos atuantes nas EMEFs, com as seguintes temáticas:

  • 2017
    • A identidade do Coordenador Pedagógico.
  • 2018
    • A importância do registro
    • Como organizar o conselho de classe
    • Atribuições e a rotina de trabalho do Coordenador Pedagógico
    • O coordenador pedagógico na implementação curricular
    • O plano de ação do Coordenador Pedagógico: com foco no acompanhamento das aprendizagens
    • O coordenador pedagógico e a gestão pedagógica (plano de ação do CP)
    • Concepção de acompanhamento das aprendizagens (avaliação das aprendizagens).
  • 2019
    • Compreender a (re)constituição da identidade do Coordenador Pedagógico no acompanhamento das ações do Professor Orientador de Área (POA) e do Professor de Apoio
      Pedagógico (PAP).
    • O Coordenador Pedagógico e a elaboração de Pautas Formativas
    • O planejamento como processo criativo: currículo como experiência e registro
    • Gestão Curricular: O planejamento docente
  • 2020 

 Formação continuada de Coordenadores pedagógicos:  

Discussões propostas 

  •  O coordenador pedagógico como formador, articulador e transformador: Organização do material “Trilhas de Aprendizagem”: Articulações possíveis e necessárias 
  •  O planejamento da rotina do Coordenador Pedagógico em tempos de pandemia 
  • O coordenador pedagógico e a comunicação com a família: as rotinas de estudo dos estudantes nos diferentes ciclos de aprendizagem 
  • O coordenador pedagógico e o acompanhamento do planejamento de professores alfabetizadores:  
  • O coordenador pedagógico e o desafio de articular as ações pedagógicas no ciclo interdisciplinar e no ciclo autoral: possibilidades 
  • Análise de um Plano de Ação de um coordenador pedagógico: um plano de contingência: 
  • Mapa de Formação: Como organizar a rotina de trabalho e as ações formadoras a partir das ações previstas no Memorando- Circular 19/20  

Elaboração do materialDiretrizes para o Horário coletivo:  Coordenadores Pedagógicos: Ensino Fundamental: 

 O material teve por objetivo subsidiar os percursos formativos organizados por Coordenadores (as) Pedagógicos(as) na escola nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, junto com o grupo de professores. A referida perspectiva de produção de materiais destinados a Coordenadores(as) Pedagógicos (as) ressaltou a premissa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a qual alocava esse profissional da equipe gestora em seu papel de formador de professores em contextos escolares, de articulador e transformador das práticas educativas. Papel este que, em 2020, precisou ser remodelado em função das mudanças impostas aos ambientes escolares pelo contexto de distanciamento social: em meio a um cenário de dúvidas e incertezas, a coordenação pedagógica precisou adaptar-se rapidamente à realidade do ensino remoto e ao uso de tecnologias para a composição de novos espaços e novas estratégias de formação docente, a fim de garantir a continuidade de comunicação e suporte aos professores. O material foi composto por quatro seções, constituídas por um conjunto de pautas, cujas temáticas abordaram possibilidades de percursos formativos a serem organizados nos horários coletivos com os professores da escola, a fim de promover riquíssimas reflexões educativas acerca de assuntos inerentes ao contexto de pandemia provocado pela COVID-19 e às perspectivas de retomada do trabalho docente presencial. As primeiras pautas organizaram-se me torno de questões relacionadas ao acolhimento da equipe gestora, professores, estudantes, comunidade em geral, em um possível retorno (ainda indefinido) às atividades escolares presenciais. Em seguida, o foco do percurso formativo recaiu sobre elementos relacionados ao mapeamento das aprendizagens dos estudantes, propiciando aos professores a possibilidade de refletir sobre a importância das práticas de cartografar as aprendizagens a partir de ferramentas avaliativas e os dados delas advindas. Na terceira seção, as pautas ressaltaram perspectivas teórico-práticas sobre o replanejamento da ação docente, especialmente sobre a natureza da experiência de, agora, planejar aulas em plataformas digitais, tendo como ponto de partida o material “Trilhas de Aprendizagens” e, posteriormente, quando voltarmos ao modelo presencial, replanejar as aulas, em cada um dos componentes curriculares, diante de uma diversidade de aprendizagens alcançadas ou não pelos estudantes.  Por fim, o último conjunto de pautas formativas versou sobre os processos de recuperação das aprendizagens dos estudantes, especialmente sobre formas de atuação docente, no que diz respeito à recuperação contínua; e sobre como tais ações necessitam estar presentes no Plano de Ação da Unidade Escolar. 

 

Ações em 2021 

Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos  

Organização do trabalho pedagógico na escola (Sistematização do fazer diário);  

Aprofundamento e ampliação das discussões acerca das temáticas e pautas contidas no Material de apoio para o horário coletivo: Coordenadores Pedagógicos Ensino Fundamental (outubro/2020);  

Acompanhamento das formações nas DIPEDs: análise e devolutiva das pautas desenvolvidas;  

Itinerância/presença nas formações online e devolutiva; 

Construção colaborativa com os formadores de DIPEDs de materiais para subsidiar as ações formativas nas Unidades Educacionais dos(as) Coordendadores(as) Pedagógicos(as); 

Discussão e reflexão das orientações e normativas para subsidiar o planejamento de ações e acompanhamento das ações formativas. 

O desenvolvimento das temáticas tem como propósito o aprofundamento e reflexão teórica e prática na perspectiva de fortalecimento da identidade do(a) CP. 

 Temáticas  

  • Atribuições do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) (CP) 
  • Plano de Trabalho do(a) CP  
  • Rotina de trabalho do(a) Coordenador(A) Pedagógico(A) 
  • Gestão Democrática e o papel do(a) CP; 
  • Formação Centrada na escola; 
  • Estratégias formativas; 
  • Currículo da Cidade (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial);  
  • Planejamento Docente e o papel do(a) CP; 
  • Acompanhamento das aprendizagens; 
  • Recuperação das aprendizagens;  
  • Avaliação das aprendizagens; 
  • Coordenador(a) pedagógico(a) como formador, articulador e transformador. 

   

Formação de Coordenadores Pedagógicos Ingressantes (maio a dezembro/2021) 

Curso: “Identidades Profissionais em Construção: A Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo”, destinado aos Profissionais da Educação nomeados em 2021 para o cargo de Coordenador Pedagógico 

  • Atribuições do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) (CP); 
  • Plano de Trabalho do(a) CP;  
  • Rotina de trabalho do(a) Coordenador(A) Pedagógico(A); 
  • Gestão Democrática e o papel do(a) CP; 
  • Formação Centrada na escola; 
  • Estratégias formativas; 
  • Currículo da Cidade (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial);  
  • Planejamento Docente e o papel do(a) CP; 
  • Acompanhamento das aprendizagens; 
  • Recuperação das aprendizagens;  
  • Avaliação das aprendizagens; 
  • Coordenador(a) pedagógico(a): CP como formador, articulador e transformador. 
  • Ação formativa por meio de “Lives” para o diálogo com os(as) Coordenadores(as) Pedagógicos(as), visando o fortalecimento de sua identidade profissional com subsídio teórico e prático. 

 

Materiais:

Sugestão de Rotina para momentos assíncronos do revezamento – PDF

Sugestão de Rotina para momentos assíncronos do revezamento – Word (editável)

Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Coordenação Pedagógica

Revista Magistério

Orientações Gerais – Professor Orientador de Área (POA)

Destaques:

Em 2019, realizamos reuniões conjuntas de formadores de Coordenador Pedagógico da Educação infantil e do Ensino Fundamental e Médio. O encontro do 1º semestre aconteceu no mês de abril no Centro Cultural Caixa, onde o grupo pode apreciar a exposição “Rugendas, um cronista viajante” e o encontro no 2º semestre que discutirá, no mês de setembro, o papel do Coordenador Pedagógico diante do processo de transição da Educação Infantil – Ensino Fundamental. Nesta data, contaremos ainda com a presença das professoras Vera Placco e Vera Trevisan para a discussão do Coordenador Pedagógico enquanto formador, articulador e transformador.

Responsáveis:

Edna Ribeiro dos Santos

Rosangela Ferreira de Souza Queiroz