Alfabetização

Apresentação:

Em Alfabetização, temos duas frentes importantes: Língua Portuguesa e Matemática.  Em se tratando de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa,  há uma preocupação com a discussão e com o aprofundamento da concepção presente ao Currículo da Cidade de Língua Portuguesa, uma vez que permeamos o trabalho desta frente a partir da teoria psicogenética, que propõe um deslocamento do foco da investigação do “como se ensina” para o “como se aprende”, colocando no centro da aprendizagem uma criança ativa e inteligente. Trata-se de uma descrição no processo pelo qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança. Em Matemática, o foco da alfabetização leva em consideração os conhecimentos matemáticos que a criança traz de suas vivências e agregam novos conhecimentos que se articulam aos anteriores, possibilitando o desenvolvimento das crianças e sua participação na sociedade. A alfabetização matemática preocupa-se com diferentes práticas de leitura escrita. Portanto, uma linguagem, que envolvem as crianças e com as quais elas se envolvem.

Ações:

Temos organizado, desde 2017, formações com o objetivo de fortalecer os professores e coordenadores pedagógicos atuantes no Ciclo de Alfabetização, no que diz respeito a:

  • 2017
    • GT de discussão e elaboração do Currículo da Cidade;
    • Curso Sistema de Escrita Alfabético.
  • 2018
    • Curso Implementação do Currículo” todos os componentes curriculares com foco nos anos iniciais, com participação de 1 professor por EMEF .
    • Curso Produção de textos escritos nos anos iniciais
  • 2019
    • Curso Desafios da Alfabetização – Módulo I
    • Curso Desafios da Alfabetização – Módulo II
    • Curso Acompanhar e planejar: O papel do Professor Orientador de Área do Ciclo de Alfabetização -Módulo I e II
    • Curso: O coordenador pedagógico e a gestão da alfabetização

Materiais:

Documento orientador para sondagem de Língua Portuguesa: Ciclo de Alfabetização – Ensino Fundamental

Documento orientador para sondagem de Matemática: Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar – Ensino Fundamental

Sequências de atividades no Pátio Digital (Língua Portuguesa e Matemática)

Orientações Gerais – Professor Orientador de Área (POA)

PERSPECTIVAS FORMATIVAS PARA ESTAGIÁRIOS – Programa Aprender sem Limites e Parceiros da Aprendizagem

Trilhas de Aprendizagens

Clique aqui para fazer download dos Trilhas de Aprendizagens

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 1” do Ciclo de Alfabetização:

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 2”:

 

Destaques:

Vídeo de apresentação – Currículo da Cidade – Ensino Fundamental – Língua Portuguesa

 

Responsáveis:

Rosana Carla de Oliveira
Rosângela Ferreira de Souza Queiroz