Alfabetização

Apresentação:

Até 2019, a frente de Alfabetização, direcionava suas ações apenas para dois componentes Curriculares: Língua Portuguesa e Matemática.  Em se tratando de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, há uma preocupação com a discussão e com o aprofundamento da concepção presente ao Currículo da Cidade de Língua Portuguesa, uma vez que permeamos o trabalho desta frente a partir da teoria psicogenética, que propõe um deslocamento do foco da investigação do “como se ensina” para o “como se aprende”, colocando no centro da aprendizagem uma criança ativa e inteligente. Trata-se de uma descrição no processo pelo qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança. Em Matemática, o foco da alfabetização leva em consideração os conhecimentos matemáticos que a criança traz de suas vivências e agregam novos conhecimentos que se articulam aos anteriores, possibilitando o desenvolvimento das crianças e sua participação na sociedade. A alfabetização matemática preocupa-se com diferentes práticas de leitura escrita. Portanto, uma linguagem, que envolvem as crianças e com as quais elas se envolvem.  

A partir de 2020, nossas preocupações formativas voltaram-se, também, para discussões, as quais contemplassem os demais componentes curriculares. A concepção do que é ensinar e aprender em Ciências Naturais, Geografia e História no Ciclo de Alfabetização, a partir da perspectiva de um pedagogo, revelaram-se como fundamentais para a formação de professores alfabetizadores. 

Ações:

Temos organizado, desde 2017, formações com o objetivo de fortalecer os professores e coordenadores pedagógicos atuantes no Ciclo de Alfabetização, no que diz respeito a:

  • 2017
    • GT de discussão e elaboração do Currículo da Cidade;
    • Curso Sistema de Escrita Alfabético.
  • 2018
    • Curso Implementação do Currículo” todos os componentes curriculares com foco nos anos iniciais, com participação de 1 professor por EMEF .
    • Curso Produção de textos escritos nos anos iniciais
  • 2019
    • Curso Desafios da Alfabetização – Módulo I
    • Curso Desafios da Alfabetização – Módulo II
    • Curso Acompanhar e planejar: O papel do Professor Orientador de Área do Ciclo de Alfabetização -Módulo I e II
    • Curso: O coordenador pedagógico e a gestão da alfabetização
  • 2020
    • Elaboração do material Trilhas de Aprendizagens: Organização de atividades independentes para os estudantes do Ciclo de Alfabetização em diferentes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (História e Geografia); 
    • Elaboração material “Priorização Curricular: componentes curriculares” com a participação de formadores das Dipeds da Frente – Alfabetização e professores com atuação no Ciclo de Alfabetização. 
    • Trilhas em Form(ação): estratégias formativas: destinado aos formadores das DIPED’s na frente de Alfabetização
    • Trilhas em Form(ação): destinado aos professores do Ciclo de Alfabetização para tratar de questões relacionadas ao planejamento docente em contexto de pandemia a partir da proposta presente no material “Trilhas de Aprendizagens”
    • Estagiários do “Programa Parceiros da Aprendizagem”
  • 2021
  • Curso: “Caminhos metodológicos e didáticos para a alfabetização de estudantes do 2º ano”.
  • Curso: “Ensinar e aprender a ler no Ciclo de Alfabetização”, destinado aos professores regentes de turmas do Ciclo de Alfabetização.
  • Formação do Professor Orientador de Área – Alfabetização: destinada aos professores alfabetizadores que ocupam a referida função.
  • Formação conjunta de estagiários dos programas “Parceiros da Aprendizagem” e “Aprender sem limites”: construção de pautas formativas com equipes de formadores da DIEFEM e DIEE.
  • Trilhas de Atividades: Propostas para as aulas regulares que visam subsidiar os professores alfabetizadores na constituição de um planejamento que contemple as diferentes modalidades organizativas para o desenvolvimento dos objetos do conhecimento e objetivos de aprendizagem dos diferentes componentes curriculares, especialmente aqueles elencados no documento de Priorização Curricular. O material reúne algumas sugestões de materiais (vídeos, jogos, textos escritos) que poderão ser utilizados no planejamento das atividades presenciais e remotas (síncronas e assíncronas).
  • Videoaulas: Produzidas por professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino, a partir das atividades presentes no material Trilhas de Aprendizagens. Contemplam todos os componentes curriculares do Ciclo de Alfabetização. Os professores podem selecionar os mais apropriados para cada tema de estudo.

Materiais:

MatificParceria com a plataforma Matific para todos os estudantes e professores que ensinam Matemática na rede.

Para ter mais informações sobre o uso, e descobrir contribuições para seu dia a dia, assista o Webinar clicando aqui.

 

 

Trilhas de Atividades

Vídeoaulas elaboradas a partir do material Trilhas de Aprendizagens – Volume 2

Documento orientador para sondagem de Língua Portuguesa: Ciclo de Alfabetização – Ensino Fundamental

Documento orientador para sondagem de Matemática: Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar – Ensino Fundamental

Sequências de atividades no Pátio Digital (Língua Portuguesa e Matemática)

Orientações Gerais – Professor Orientador de Área (POA)

PERSPECTIVAS FORMATIVAS PARA ESTAGIÁRIOS – Programa Aprender sem Limites e Parceiros da Aprendizagem

Trilhas de Aprendizagens

Clique aqui para fazer download dos Trilhas de Aprendizagens

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 1” do Ciclo de Alfabetização:

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do “Trilhas de Aprendizagens – Vol. 2”:

 

Destaques:

Vídeo de apresentação – Currículo da Cidade – Ensino Fundamental – Língua Portuguesa

 

Responsáveis:

Rosana Carla de Oliveira
Rosângela Ferreira de Souza Queiroz