Acompanhamento das Aprendizagens

 Acompanhamento das Aprendizagens  

 

Acompanhamento das Aprendizagens para as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de São Paulo é compreendido como um fazer inerente da prática pedagógica, uma ação coletiva, na qual cada profissional da escola tem participação, e sua implementação é um exercício constante. Madalena Freire (2019, p. 32- Educador, educa a dor), define que: “acompanhar, na concepção democrática de educação, não é assistir, cobrar, mas sim, interferir, questionar, problematizar, germinando a mudança […] acompanhar significa, também buscar cotidianamente sintonia entre meus objetivos e minha ação. Sintonia entre teoria e prática”. 

São vários os recursos de que dispomos atualmente nas EMEFs, os quais nos auxiliam no processo de Acompanhamento de Aprendizagens. Evoluímos muito ao longo dos anos e, atualmente, temos ferramentas para qualificar, ainda mais, o acompanhamento das aprendizagens, tais como: relatórios de desempenho bimestrais, relatórios de parecer conclusivo de cada estudante; sistema para registro dos encaminhamentos e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes que são participantes do PAP; avaliações diagnóstica/ semestral/ Prova São Paulo, de acordo com o Currículo da Cidade e com os dados organizados no sistema SERAP;  plataforma da sondagem; planilha de acompanhamento das ações do NAAPA; registro das avaliações internas; e proposta para construção e acompanhamento de planos de ação.  

Cumpre-nos lembrar o fato de que essas ferramentas são recursos para nos ajudar a perceber as potencialidades e dificuldades dos nossos estudantes por meio de diferentes “fotografias”, acompanhar as aprendizagens está para além de criar ferramentas e não se finda ao realizar poucas e inflexíveis etapas. O acompanhamento das aprendizagens exige planejamento e possui caráter formativo permanente. Essa ação deve compor um grande projeto (colaborativo) educativo que concebe a escola como “organismo vivo”. 

 Nesta página, serão divulgadas as propostas das ações formativas que essa frente promove e alguns materiais para consulta.  

 Ações: 

 2020 

  • Composição da frente de Acompanhamento das Aprendizagens na DIEFEM/ COPED/SME alinhada com as frentes das DIPEDs/DREs; 
  •  Observatório das Aprendizagens – análise das informações das diversas ferramentas que mapeiam as aprendizagens e consolidação de dados em um único espaço; 
  • Formação com a Profa. Dra. Luiza Christov para Diretores de Escola sobre o papel desse profissional para o Acompanhamento das Aprendizagens; 
  • Proposta de construção de Planos de Ação como uma ferramenta potente para o Acompanhamento das Aprendizagens.  

Materiais:

O acompanhamento das aprendizagens e o plano de ação

Responsáveis pela frente em DIEFEM/COPED/SME: 

Edna Ribeiro dos Santos
Mayra Pereira Camacho