Acompanhamento das Aprendizagens

 Acompanhamento das Aprendizagens  

 

Acompanhamento das Aprendizagens para as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de São Paulo é compreendido como um fazer inerente da prática pedagógica, uma ação coletiva, na qual cada profissional da escola tem participação, e sua implementação é um exercício constante. Madalena Freire (2019, p. 32- Educador, educa a dor), define que: “acompanhar, na concepção democrática de educação, não é assistir, cobrar, mas sim, interferir, questionar, problematizar, germinando a mudança […] acompanhar significa, também buscar cotidianamente sintonia entre meus objetivos e minha ação. Sintonia entre teoria e prática”. 

São vários os recursos de que dispomos atualmente nas EMEFs, os quais nos auxiliam no processo de Acompanhamento de Aprendizagens. Evoluímos muito ao longo dos anos e, atualmente, temos ferramentas para qualificar, ainda mais, o acompanhamento das aprendizagens, tais como: relatórios de desempenho bimestrais, relatórios de parecer conclusivo de cada estudante; sistema para registro dos encaminhamentos e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes que são participantes do PAP; avaliações diagnóstica/ semestral/ Prova São Paulo, de acordo com o Currículo da Cidade e com os dados organizados no sistema SERAP;  plataforma da sondagem; planilha de acompanhamento das ações do NAAPA; registro das avaliações internas; e proposta para construção e acompanhamento de planos de ação.  

Cumpre-nos lembrar o fato de que essas ferramentas são recursos para nos ajudar a perceber as potencialidades e dificuldades dos nossos estudantes por meio de diferentes “fotografias”, acompanhar as aprendizagens está para além de criar ferramentas e não se finda ao realizar poucas e inflexíveis etapas. O acompanhamento das aprendizagens exige planejamento e possui caráter formativo permanente. Essa ação deve compor um grande projeto (colaborativo) educativo que concebe a escola como “organismo vivo”. 

 Nesta página, serão divulgadas as propostas das ações formativas que essa frente promove e alguns materiais para consulta.  

 Ações: 

 2020 

  • Composição da frente de Acompanhamento das Aprendizagens na DIEFEM/ COPED/SME alinhada com as frentes das DIPEDs/DREs; 
  •  Observatório das Aprendizagens – análise das informações das diversas ferramentas que mapeiam as aprendizagens e consolidação de dados em um único espaço; 
  • Formação com a Profa. Dra. Luiza Christov para Diretores de Escola sobre o papel desse profissional para o Acompanhamento das Aprendizagens; 
  • Proposta de construção de Planos de Ação como uma ferramenta potente para o Acompanhamento das Aprendizagens.  

 

FORMAÇÕES 2020 – NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO 

MARÇO – Discussão sobre o papel do Gestor na escola e apresentação da proposta de formação com os Diretores de Escola, trazendo os aspectos referentes ao seu papel frente ao Acompanhamento das Aprendizagens;  

ABRIL – Diálogo com as formadoras do Acompanhamento sobre as intenções e ações de  formação nos territórios para o fortalecimento do Acompanhamento;  

MAIO – Discussão sobre Aprendizagem, Acompanhamento das Aprendizagens e Gestão Democrática;  

JUNHO – Avaliação do Encontro com os Diretores de Escola mediados pela Professora Dra. Luiza Helena da Silva Christov e discussão sobre as dimensões da Gestão Escolar;  

JULHO – Discussão das dimensões da Gestão Escolar e análise de um Plano de Ação com foco nas dimensões contidas neste Plano;  

AGOSTO – Análise sobre o fazer do Diretor de Escola contido no seu Plano de Ação, olhando para os desafios apresentados. Participação de especialista em Políticas Públicas;  

SETEMBRO – Discussão sobre os elementos de um Plano de Ação de forma a criar uma definição para cada item. Alinhamento entre as formações de Coordenador Pedagógico e Acompanhamento fortalecendo o fazer do Gestor no Acompanhamento das Aprendizagens;  

OUTUBRO – Discussão sobre o papel de cada profissional da Equipe Escolar na execução do Plano de Ação. Compartilhamento da experiência dos territórios – DRE CL; Diálogo  com o Núcleo Técnico de Avaliação de modo a refletir acerca das possibilidade de articulação dos resultados dos indicadores IDEB e IDEP e o mapeamento das aprendizagens.  

NOVEMBRO – Reflexão sobre o documento do Acompanhamento das Aprendizagens; Conhecendo a experiência dos territórios – DRE FB; Apresentação da análise do questionário sobre o Acompanhamento das Aprendizagens preenchido pelos Diretores de Escola. 

 

FORMAÇÕES 2020 – DIRETORES DE ESCOLA 

Professora Luiza Christov 

1º ENCONTRO – Junho: As narrativas do Diretor de Escola em tempos de pandemia  

2º ENCONTRO – Agosto: O currículo que acolhe; 

3º ENCONTRO – Setembro: Plano de Ação e o fazer do Diretor de Escola;  

4º ENCONTRO – Outubro: Retomada do percurso formativo;  

 

Ações: 

2021 

Ao vivenciar os desafios em tempos de pandemia, nos deparamos com muitos questionamentos, dentre eles, quais aprendizagens podemos e precisamos acompanhar nesse contexto tão atípico? Para responder, unimos e planejamos diferentes ações, com foco e cuidado com as  diferentes aprendizagens, permitindo o desenvolvimento e respeitando a integralidade dos sujeitos, identificando as dificuldades e fragilidades, como também e acima de tudo, as possibilidades para intervir, problematizar e questionar quais foram os avanços e quais desafios ainda temos pela frente. 

Para tanto, ações foram planejadas: 

  • Analisar os dados gerenciais da SME, de avaliação das aprendizagens e dos demais instrumentos de registros para dar indícios às ações formativas e planos de ação das diferentes instâncias;  
  • Instituir os planos de ação e seu acompanhamento pelas equipes gestoras das Unidades Educacionais; 
  • Contribuir, por meio de propostas formativas, para consolidar as intenções e ações para o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, subsidiando os formadores a fim de qualificar suas ações junto às equipes gestoras, considerando as necessidades da rede na recuperação das aprendizagens e o cenário de pandemia de COVID-19.  
  • Promover ações formativas por meio de “Lives” para dialogar com os Gestores sobre o acompanhamento das aprendizagens; 

 

Materiais:

O acompanhamento das aprendizagens e o plano de ação

Responsáveis pela frente: 

Edna Ribeiro dos Santos e Mayra Pereira Camacho