EMEI Nelson Mandela em destaque

No aniversário de 100 anos de seu patrono, destacamos trabalhos da EMEI pautados na diversidade, cultura de paz e protagonismo

Publicado em: 18/07/2018 18h27 | Atualizado em: 30/11/2020

emei mandela_740x430.jpg

Após mobilização de sua comunidade, localizada no bairro do Limão, a antiga Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes hoje tem como patrono o líder sul-africano Nelson Mandela, que completaria 100 anos neste dia 18 de julho. A EMEI Nelson Mandela é referência em Educação para a diversidade, cultura de paz e protagonismo infantil.

criancasmandela_740x430.jpg
Estudante da EMEI Nelson Mandela lê livro sobre a vida do patrono

Em 2001, a escola iniciou um projeto pedagógico que promoveu a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. Em 2015, foi iniciada uma campanha da escola nas redes sociais e nos eventos ligados à Educação na cidade para mobilizar um maior número de pessoas para a alteração do nome da unidade. A mobilização, por meio de abaixo-assinado, conseguiu quase 20 mil assinaturas. Em 29 de junho de 2016, a Lei Nº 16.463 alterou a denominação da unidade para EMEI Nelson Mandela.

criancasmandela1_740x430.jpg
Crianças fazem releitura da ilustração de Nelson Mandela grafitado no muro da escola

desenhomandela3_740x430.jpg
Desenho feito pela estudante Letycia Nicoly

Confira algumas notícias que dão destaque ao trabalho desenvolvido pela EMEI Nelson Mandela:

CONVERSA COM BIAL – Conheça o trabalho realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Nelson Mandela

Transformadora – Diretora despiu-se de preconceitos, combateu o racismo e construiu escola referência em cultura de paz em SP

EMEI que foi alvo de racismo mudou de nome para Nelson Mandela – Mobilização da comunidade escolar motivou a alteração no nome da unidade.

Projeto SEI – Websérie Redes – Episódio 02 – EMEI Nelson Mandela

Uma aventura sem dia para terminar! – Bonecos da Família Abayomi inspiram aprendizagens na EMEI Nelson Mandela

Série “Mídia Criança” – Mídias Sociais na Educação Infantil – EMEI Nelson Mandela

Geledes – Escola Nelson Mandela vira referência na educação em cultura de paz

Fundação Telefônica – Escola Nelson Mandela vira referência na educação em cultura de paz

Catraquinha – Aprender – Escola vítima de racismo ganha novo nome: “EMEI Nelson Mandela”

ESPECIAL ESCOLA PÚBLICA – EMEI Nelson Mandela: representatividade e protagonismo no ensino infantil

Emei Nelson Mandela: educação pública que respeita as diferenças – Modelo de inclusão e combate ao racismo, escola transforma ambientes em “territórios de afeto”

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação