EMEF Ulysses Guimarães cria canal de vídeos para auxiliar estudantes nas atividades online

Os conteúdos são elaborados com base no material pedagógico, Trilhas de Aprendizagens

Publicado em: 16/06/2020 17h19 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem de capa do canal de vídeos criado pela escola com o título: Criativos em Ação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental, Ulysses Guimarães, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro, criou um canal de vídeos na plataforma YouTube chamado, “Criativos em Ação”, com conteúdos baseados no material pedagógico produzido pela Secretaria Municipal de Educação, Trilhas de Aprendizagens.

A equipe escolar tomou esta iniciativa para facilitar a interação dos estudantes com os conteúdos e professores da unidade, além de utilizarem o espaço online para formação dos profissionais da própria escola.

Por meio desta ferramenta de comunicação, estudantes e professores trocam experiências, facilitando o desenvolvimento e resolução das atividades propostas. O canal “Criativos em Ação”, criado em abril deste ano, contém vídeo aulas baseadas no material Trilhas de Aprendizagens e tem sido um recurso positivo para garantir a qualidade do ensino oferecido aos estudantes durante o período de aulas não presenciais.

Até o momento, foram produzidos 58 vídeos, de diferentes componentes curriculares, tendo alcançado 7580 visualizações em um vídeo sobre sinais de pontuação, produzido pela professora Gislaine Morais do 3º ano. Os materiais publicados no canal são produzidos a partir da necessidade apresentada pelos estudantes, não seguindo um padrão de periodicidade de publicações.

Compreendendo a necessidade do trabalho colaborativo diante das dificuldades do momento, os professores da escola compartilham com educadores de outras unidades os vídeos produzidos no canal, colaborando na superação das dificuldades individuais, comenta a Professora Marluce Paulino do 2º ano.

“Tem sido um grande desafio adaptar a prática pedagógica com o novo cenário de ensino remoto. Mas posso enfatizar que, apesar das limitações no manejo das ferramentas tecnológicas, tenho aprendido muito e quero aprender mais. O simples fato de me propor a pesquisar, estudar, questionar, duvidar, descobrir me impulsiona a buscar alternativas de interagir melhor com as crianças e suas famílias. As videoaulas são exemplos disso, pois nunca me imaginei fazendo algo do tipo”,finaliza Marluce.

O canal pode ser acessado por esse link: https://www.youtube.com/channel/UCJYX0Td7H0T9NYEyjO-HmkA .

.