Notícias

EMEF Artur Neiva recebe a escritora Tati Santos de Oliveira

Visita realizada no âmbito do trabalho com a obra “A menina feita de nuvens”

Publicado em: 03/10/2018 17h48 | Atualizado em: 30/11/2020

escritora_tati_EMEF_artur_740_x_430.jpg

No dia 27 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Artur Neiva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, recebeu a visita da escritora Tati Santos de Oliveira, autora do livro “A menina feita de nuvens”.

A Professora Orientadora de Sala de Leitura, Glaucia Maria de Souza Basílio, após conhecer a obra, percebeu a possibilidade de trabalhar o tema da diversidade em sua Sala de Leitura, de acordo com o Currículo da Cidade de São Paulo e com as Matrizes dos Saberes, que apontam para a formação de cidadãos éticos, responsáveis, solidários e que fortaleçam a sociedade.

Nesta obra, a autora trata com sensibilidade e poesia a respeito do vitiligo, doença de pele que provoca a perda de pigmentação em várias partes do corpo e que muitas vezes causa estranhamento nas crianças. Ao trazer esta obra para sua aula, a professora Glaucia buscou proporcionar, aos estudantes, a oportunidade de refletir sobre a empatia, respeito, valorização de diferenças, acolhimento da diversidade e fortalecimento de vínculos.

Durante a leitura do livro, os estudantes ouviram a história manuseando uma porção de algodão, que virou trabalho artístico. Após a atividade, foi realizada uma roda de conversa sobre as diferenças. Alguns estudantes dos 4°anos efetuaram a leitura da obra para todos os funcionários da escola.

A professora registrou toda a atividade por meio de vídeos e fotos. O material foi enviado para a escritora que prontamente respondeu muito emocionada com a repercussão do livro na escola. Na visita à unidade educacional, a escritora conversou com todos os alunos do ciclo de alfabetização sobre o motivo que a levou a escrever o livro e como diagramou e ilustrou o mesmo. A autora trouxe bottons e exemplares que foram sorteados entre as crianças.

“A experiência foi fantástica tanto para os estudantes como para a escritora, que agradeceu imensamente a oportunidade e prometeu retornar”, conta Glaucia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440