Educador Paulo Freire é declarado Patrono da Educação Paulistana

Lei nº 16.948 foi publicada no Diário Oficial da Cidade de 29 de junho

Publicado em: 03/07/2018 14h43 | Atualizado em: 30/11/2020

paulo_freire_740_x_430_.jpg
Foto pertencente ao acervo do Memorial da Educação Municipal (MEM)

Nesta sexta, 29 de junho, foi publicada no Diário Oficial da Cidade a Lei nº 16.948, de 28 de junho de 2018, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Paulistana.

O educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire desenvolveu uma metodologia inovadora de alfabetização de adultos, intitulada “Método Paulo Freire”, escreveu diversos livros e ministrou aulas em universidades no Brasil e em outros países, obtendo reconhecimento por suas obras e atividades.

Selecionamos dez curiosidades sobre a obra e a vida de Paulo Freire. Confira:

1.  Nasceu em Recife, filho de pai militar e mãe dona de casa e bordadeira. Teve uma irmã e dois irmãos, sendo o caçula dos quatro irmãos.

2.  Formou-se em Direito, mas não seguiu carreira e encaminhou a vida profissional para o Magistério.

3.  Em 1963, ensinou 300 adultos a ler e escrever em 45 dias no Rio Grande do Norte.

4.  Em 1964, passou 70 dias na prisão antes de se exilar no Chile.

5.  Escreveu um de seus livros mais conhecidos quando estava exilado no Chile, em 1968. Pedagogia do Oprimido foi proibido no Brasil e publicado somente em 1974.

6.  Como parte de seu legado aos educadores está a produção de 37 obras.

7.  Deu aula em Universidades como Harvard (Estados Unidos) e Genebra (Suíça), além de organizar planos de alfabetização em países africanos.

8.  Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo entre 1989 e 1991.

9.  Em 1991, foi fundado, em São Paulo, o Instituto Paulo Freire, a partir de uma ideia do próprio educador, que desejava reunir pessoas e instituições para fortalecer a luta pela construção de “outro mundo possível”.

10.  Recebeu 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades de diversos países e teve suas obras traduzidas em mais de 25 idiomas.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação