Educação Integral

 

Instrução Normativa Secretaria Municipal de Educação – SME Nº 26 de 10 de agosto de 2022 – Reorienta o Programa “São Paulo Integral – SPI” nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIS, Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMs, Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBSS e nos Centros Educacionais Unificados – CEUs da Rede Municipal de Ensino a partir de 01/01/2023.

Caso tenha dúvidas em relação as alterações na normativa, consulte a página de Perguntas frequentes sobre a alteração da IN 26/2022 realizada pela IN 28/2022.


Instrução Normativa SME nº34, de 26 de agosto de 2021 – Reorienta o Programa “São Paulo Integral – SPI” nas escolas municipais (vigente ao longo do ano de 2022).


Educação Integral: Política São Paulo EducadoraDocumento conceitual sobre a Política são Paulo Educadora e a Educação Integral reunindo um conjunto de referenciais teóricos que subsidiam o trabalho pedagógico na concepção da Educação Integral.


Programa São Paulo Integral: experiências pedagógicas nos Territórios do Saber – Apresenta concepções sobre Experiências e Territórios  do  Saber em  diálogos  com  as ações  pedagógicas realizadas,  ao  longo  do  ano  de  2016,  nas  escolas  municipais  da cidade  de  São  Paulo  que  trabalharam  em  Educação  Integral.


Programa São Paulo Integral: construir novos caminhos pedagógicos – Expressa os princípios, as diretrizes e as propostas da Educação Integral assumida como compromisso de uma política pública de Educação.


A implementação do Programa São Paulo Integral e a Qualidade da Educação no Ensino Fundamental – análises e proposiçõesPesquisa realizada para compreender implementação do “Programa São Paulo Integral (PSPI)” no período de 2015 a 2018.


Vídeo: História da Educação IntegralApresenta brevemente o histórico da produção do documento Educação Integral: Política São Paulo Educadora


Vídeo: Educação Integral: por uma política de Cidade Educadora – Baseado no documento “Educação Integral: Política São Paulo Educadora”, traz a história da Educação Integral na nossa cidade, concepção e princípios e um pouco da luta tão recente em nosso país pela consolidação, defesa e garantia do Estado Democrático de Direito. 


 

Vídeo: Educação Integral: por uma política de Cidade Educadora

A essência da Educação Integral está em seus princípios que, independentemente do tempo, considera as dimensões intelectual, cultural, emocional, social, lúdica e física dos bebês, crianças, jovens e adultos. Como conceito orientador do Currículo da Cidade em nossa Rede, a Educação Integral deve garantir o direito fundamental de circular pelos territórios educativos, apropriando-se deles, como condição de acesso às oportunidades, aos espaços e aos recursos existentes, além da ampliação contínua do repertório sociocultural e da expressão autônoma e crítica.