Imagem com fundo cinza apresenta no topo, dois grandes círculos, no primeiro, duas crianças estão em pé, próximas uma da outra compartilhando um objeto, na segunda imagem, outras duas crianças aparecem com as mãos sobre uma mesa manipulando com as mãos um tipo de farelo de pão, acima, o logo colorido Primeira Infância, abaixo em destaque, os dizeres: Semana Municipal do Brincar - 25 a 29 de maio, ao lado, o logotipo colorido com os dizeres, Primeira Infância.

Semana do Brincar 2020

A Semana Municipal do Brincar faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo e ocorre sempre na última semana de maio. Trata-se de uma iniciativa criada pela Lei 16.710 de 2017 que dispõe sobre princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas pela primeira infância no Município de São Paulo.

A ação tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e ampliar a participação das famílias paulistanas em atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento da criança na primeira infância (que abrange os primeiros seis anos completos ou setenta e dois meses de vida da criança) e favoreçam as relações humanas.

Para a Política de Educação o Educar é oferecer situações e constituir propostas que estejam vinculadas para atender às necessidades dos bebês e das crianças e a desafiá-los a compreender melhor o mundo e nele se situarem. E as Interações e o Brincar fazem parte desse educar na creche e pŕe-escola, motivo pelo qual aparecem como princípios para as ações pedagógicas nas Unidades Educacionais do Currículo da Cidade – Educação Infantil.

Diante do afastamento imposto pela Pandemia causada pela COVID -19 e da necessidade de se pensar em práticas pedagógicas possíveis para esse período, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Educação Infantil, organizou uma programação especial na Semana do Brincar voltada principalmente para educadores, famílias e cuidadores de modo em geral.

A programação inclui a publicação diária de vídeos e live com especialistas, além da organização desse portfólio de materiais voltados para orientar educadores, famílias e cuidadores que se encontra disponível abaixo.

Biblioteca Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Material disponível para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar)

Site O Começo da Vida (vídeos)

Seção Literária

Projeto Brincar

 

Projeto Construsons ( vídeos que ensinam a fazer instrumentos musicais)

Contação de Histórias