Acompanhamento

Visitas Pedagógicas

As visitas pedagógicas consistem em uma estratégia formativa em que são problematizados os tempos, espaços, materialidades, interações na Educação Infantil a fim de qualificar as práticas pedagógicas das Unidades Educacionais, com a ajuda de olhar externo de especialistas, assessoras (SME),  formadoras das Diretorias Pedagógicas (DIPEDs) e Coordenadoras(es) das Unidades dos territórios.

As visitas convocam à reflexão do próprio fazer, num diálogo coletivo, formativo e de valorização do desenvolvimento profissional na busca de uma Educação Infantil de qualidade.

A assessora Profª Ms Silvana Lapietra Jarra, elaborou o documento Visita Pedagógica como estratégia formativa – protocolos,  para a realização das visitas que contribuirá para o acompanhamento, a sistematização, registros e mudanças de prática.

 

O vídeo abaixo conta sobre o percurso e a estratégia formativa da visita pedagógica e sua potencialidade tanto para quem visita, tanto para quem é visitado. A Visita Pedagógica é uma aposta na formação em lócus, acreditando numa formação não bancária. Ao assistir o vídeo conseguirá organizar, pensar e refletir sobre as visitas e como melhor qualifica-la.

Orientações sobre uso e formas de acompanhamento com o  classroom