CEI Profª Célia Regina Kuhl: criando cenários de investigação e exploração com elementos da natureza

Bebês exploram os elementos da natureza

Publicado em: 15/07/2022 15h09 | Atualizado em: 06/09/2022

Bebê vestindo uma camiseta cinza, comendo um retângulo de gelo com laranjas dentro.Observamos que os bebês apreciavam explorar os elementos da naturezado parque da nossa escola: folhas caídas no chão, sementes das mais variadas formas e cores… E foi assim, que planejamos uma proposta investigativa e rica em possibilidades sensoriais.

O dia ensolarado nos convidou a pensar em como tornar a proposta ainda mais divertida! Para isso, coletamos diferentes folhas e congelamos em vasilhas, outras foram congeladas com frutas bem docinhas!

Organizamos os espaços e disponibilizamos pincéis, aquarela e tintas. A intenção era criar um ambiente que favorecesse a atividade autônoma dos bebês e que não precisassem esperar as orientações dos adultos.

Nos tornamos “telespectadoras e mediadoras” do processo de exploração e experimentação dos pequenos. Olhar atento para as reações tão singulares e registros reveladores!

A textura do gelo, a temperatura, a observação do descongelar, a experimentação das frutas. Bebês explorando cores, formas, gostos, cheiros e as inúmeras tentativas de retirar os elementos de dentro do gelo.

A investigação por meio dos sentidos, onde o corpo todo participou da construção do conhecimento.

Bebês concentrados, com riso solto, descobrindo o mundo pelos sentidos e atuantes no processo inaugural de suas vidas!

Retângulo de gelo com ervas dentro.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.