TCA termina 2020 com live com SLAM Perplexo

Ano foi de dificuldades, mas o trabalho foi considerado um sucesso

Publicado em: 18/12/2020 16h49 | Atualizado em: 09/09/2022

O Trabalho Colaborativo de Autoria fez no dia 27 de novembro, a sua última live do ano. Os convidados foram Edgard Antunes e Rafael Antunes Marcelino, do SLAM Perplexo. Foram quatro eventos durante o ano, cada um com uma participação especial e com rotatividade com os alunos da EMEF da DRE Itaquera. Mais uma vez mostrando a força do protagonismo juvenil em um ano tão difícil.

Desde 2017, a DRE Itaquera atua com professores tutores do TCA para discussão e desenvolvimento de projetos com os alunos de forma rotineira. Mas em 2020, as dificuldades pareciam passar por cima dos trabalhos. Então, foi necessário se reinventar para levantar temas que protagonizassem o protagonismo dos estudantes.

Em agosto de 2020 aconteceu o primeiro evento ao com a formadora Ana Regina Barbosa Spinardi falando sobre o estudo remoto, um sucesso na transmissão do youtube. No mês seguinte foi a vez do escritor Rodrigo Ciriaco. Professores ajudavam na organização, mas a mediação e as perguntas eram todas feitas pelos alunos das próprias EMEFs.

Edgard Antunes e Rafael Antunes são entrevistados no dia 27 de novembro, às 15 horas, por Thaynara e Paloma da EMEF Ayres Martins Torres, Vitória e Letícia, da EMEF Aguas de Março, Williami, da EMEF Benedito Calixto, Thalita, da EMEF Carlos Chagas, e Ricardo, da EMEF Guimarães Rosa.

Edgard Antunes e Rafael Antunes fazem parte do SLAM Perplexo, e participaram em novembro de evento do TCA.

Em outubro, Ayla Julia Ferreira dos Santos, da EMEF Professora Ana Silveira Pereira, que fica na DRE Campo Limpo, e a jornalista Januária Cristina Alves falaram sobre Fake News. Assim, o ano terminou falando sobre SLAM, competição de batalha de poesias, que pode ser uma ferramenta pedagógica, e acontece em saraus com, geralmente, temas relacionados à sociedade como amor, família, sentimentos e muito mais.

O SLAM Perplexo fica na Zona Leste de São Paulo, e é comandado por Edgard Antunes e Rafael Antunes Marcelino, que falaram sobre a linguagem da poesia nessas batalhas e contaram a história do movimento. Assim, finalizando o ano com chave de ouro o ano do TCA mostrando a potência da voz dos estudantes, e mais do que isso, destacando a autonomia dos jovens para poder ter espaço para demonstrar suas ideias e fortalecer seu potencial.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.