• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Educacional Unificado Vila Alpina

Área educacional será destinada a crianças de 0 a 5 anos de idade; equipamento é mais uma opção de lazer e cultura a moradores da região leste da cidade

Publicado em: 13/08/2020 9h44 | Atualizado em: 21/12/2020
foto da fachada do prédio do CEU Vila Alpina

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugura nesta quinta-feira (13), o Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Alpina, localizado na região leste da capital. O investimento no equipamento foi de R$ 50 milhões e a população da região contará com amplo espaço destinado a educação, cultura e esporte.

A unidade conta com uma biblioteca e um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) para atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade. O CEMEI entrou em funcionamento no início do ano, mas as atividades foram interrompidas devido a situação de pandemia de Covid – 19 (Coronavírus) em São Paulo. Ao todo, são 508 novas vagas destinadas a primeira infância.

Além da parte educacional, o novo CEU possui ginásio com quadra coberta, 2 quadras poliesportivas, 2 campos de futebol, 3 piscinas sendo: 1 recreativa para adulto, 1 recreativa para crianças e uma semiolímpica aquecida, pista de skate, pista de caminhada, entre outros.

São 12 mil m² de construção, divididos em térreo e 4 andares, num terreno de 66 mil m². O equipamento foi construído dentro das normas de acessibilidade aprovada pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e possui elevadores, banheiros adaptados e rampas de acesso.

O novo CEU está localizado na Avenida Francisco Falconi, 83 – Vila Prudente. As atividades somente terão início com autorização das autoridades médicas e sanitárias.

Novos Centros Educacionais Unificados

A Prefeitura de São Paulo retomou em 2018 as obras de 12 CEUs que estavam paralisadas. O investimento para conclusão dos espaços é de R$ 543 milhões, criando mais de 6 mil vagas para a Educação Infantil. A área educacional das novas unidades será destinada ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos.

CEUs

Os Centros Educacionais Unificados, mais conhecidos como CEUs, são equipamentos educacionais implantados em São Paulo, como o resultado da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde o modelo das Escolas Parque proposto pelo educador Anísio Teixeira, até chegar ao conceito atual dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. Desde então, os CEUs consolidaram-se como referência na educação e articulação de políticas públicas no território.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Secretaria Municipal de Educação homenageia Grêmios Estudantis

Implementados em 2019, Grêmios Estudantis tem papel fundamental na superação das dificuldades durante pandemia de Covid-19

Publicado em: 21/12/2020 2h51 - em DRE Ipiranga

Três escolas municipais são premiadas no Desafio Criativos da Escola 2020

Projetos transformadores das EMEFs Paulo Duarte, Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes e Henrique Souza Filho receberão prêmio de 2 mil reais

Publicado em: 11/12/2020 6h10 - em DRE Ipiranga

Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Educacional Unificado Vila Alpina

Área educacional será destinada a crianças de 0 a 5 anos de idade; equipamento é mais uma opção de lazer e cultura a moradores da região leste da cidade

Publicado em: 13/08/2020 9h44 - em DRE Ipiranga