• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Educacional Unificado Vila Alpina

Área educacional será destinada a crianças de 0 a 5 anos de idade; equipamento é mais uma opção de lazer e cultura a moradores da região leste da cidade

Publicado em: 13/08/2020 9h44 | Atualizado em: 21/12/2020
foto da fachada do prédio do CEU Vila Alpina

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugura nesta quinta-feira (13), o Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Alpina, localizado na região leste da capital. O investimento no equipamento foi de R$ 50 milhões e a população da região contará com amplo espaço destinado a educação, cultura e esporte.

A unidade conta com uma biblioteca e um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) para atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade. O CEMEI entrou em funcionamento no início do ano, mas as atividades foram interrompidas devido a situação de pandemia de Covid – 19 (Coronavírus) em São Paulo. Ao todo, são 508 novas vagas destinadas a primeira infância.

Além da parte educacional, o novo CEU possui ginásio com quadra coberta, 2 quadras poliesportivas, 2 campos de futebol, 3 piscinas sendo: 1 recreativa para adulto, 1 recreativa para crianças e uma semiolímpica aquecida, pista de skate, pista de caminhada, entre outros.

São 12 mil m² de construção, divididos em térreo e 4 andares, num terreno de 66 mil m². O equipamento foi construído dentro das normas de acessibilidade aprovada pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e possui elevadores, banheiros adaptados e rampas de acesso.

O novo CEU está localizado na Avenida Francisco Falconi, 83 – Vila Prudente. As atividades somente terão início com autorização das autoridades médicas e sanitárias.

Novos Centros Educacionais Unificados

A Prefeitura de São Paulo retomou em 2018 as obras de 12 CEUs que estavam paralisadas. O investimento para conclusão dos espaços é de R$ 543 milhões, criando mais de 6 mil vagas para a Educação Infantil. A área educacional das novas unidades será destinada ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos.

CEUs

Os Centros Educacionais Unificados, mais conhecidos como CEUs, são equipamentos educacionais implantados em São Paulo, como o resultado da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde o modelo das Escolas Parque proposto pelo educador Anísio Teixeira, até chegar ao conceito atual dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. Desde então, os CEUs consolidaram-se como referência na educação e articulação de políticas públicas no território.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Entrega de exemplares da “Antologia de Contos do Ensino Fundamental – 2021 / 22”.

No dia 21.09.2022 Professores e alunos se reuniram no CEU Heliópolis para distribuir exemplares da nova edição de 2022 da “Antologia de Contos”

Publicado em: 13/10/2022 2h16 - em DRE Ipiranga

Abertura da 19ª semana de Alfabetização do MOVA

Evento ocorrerá dia 05/09 no Theatro Municipal de São Paulo das 14h as 17h com a presença de Educadores e Educandos

Publicado em: 02/09/2022 7h08 - em DRE Ipiranga

Secretaria Municipal de Educação homenageia Grêmios Estudantis

Implementados em 2019, Grêmios Estudantis tem papel fundamental na superação das dificuldades durante pandemia de Covid-19

Publicado em: 21/12/2020 2h51 - em DRE Ipiranga

Três escolas municipais são premiadas no Desafio Criativos da Escola 2020

Projetos transformadores das EMEFs Paulo Duarte, Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes e Henrique Souza Filho receberão prêmio de 2 mil reais

Publicado em: 11/12/2020 6h10 - em DRE Ipiranga

Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Educacional Unificado Vila Alpina

Área educacional será destinada a crianças de 0 a 5 anos de idade; equipamento é mais uma opção de lazer e cultura a moradores da região leste da cidade

Publicado em: 13/08/2020 9h44 - em DRE Ipiranga