Seminário Hortas Pedagógicas e Aleitamento Materno – Cultivando Sementes do Amanhã

Educadores e gestores da educação infantil se reúnem para troca de experiências

Publicado em: 03/10/2022 18h07 | Atualizado em: 07/03/2023
Fotografia de pessoas sentada em cadeiras de um teatro.

Na sexta-feira (30/09), aconteceu o “Seminário Hortas Pedagógicas e Aleitamento Materno”, no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul. Ação foi organizada pela gestão da Divisão Pedagógica (DIPED) em parceria com o Núcleo de Alimentação Escolar da Diretoria Regional de Educação (DRE).

Com uma programação muito ampla, o evento teve inicio com coffee break e credenciamento. Seguido de apresentação do grupo de estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nazaré Neri Lima.

Para compor a mesa solene, a mediadora, Coordenadora Pedagógica e Formadora da Educação Ambiental e Ciências Naturais na DIPED, Silvana Godoy, convidou Nutricionistas e Professores para apresentação de relatos de prática, que discutiram suas ideias. As temáticas apresentadas foram: aleitamento materno, educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), objetivo para desenvolvimento sustentável (ODS) e as hortas pedagógicas. Dentro desses assuntos foram abordadas informações importantes para ampliar os conhecimentos e debater pontos propostos.

Fotografia de uma mulher no palco falando ao microfone para a platéia.

Dessa vez, o foco do seminário foi realizar a ação com o objetivo de discutir a sustentabilidade e aprender a cultivar as sementes, além de trazer a importância do leite materno para as crianças.

Fotografia de quatro mulheres no palco. Ao fundo, um telão escrito Educação Ambiental.

Após os debates e a roda de conversa, a ação foi finalizada com oficinas de hortas pedagógicas, compostagem, plantio e cultivo, possibilidades de implantação de hortas, jogos africanos como Mancala Awelé, aleitamento materno, e o ODS e EDS, sendo finalizado com a distribuição de mudas de plantas para serem cultivadas por cada um.

“A meta é fazer com que a gente seja esse primeiro passo da alimentação saudável para se estender para a vida de uma criança”, disse Agnes Pinheiro, Nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar.

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar