Principais perguntas e respostas referentes as aulas não presenciais dos estudantes matriculados nas escolas municipais da Prefeitura de São Paulo durante o período de quarentena devido à pandemia do Covid-19 (coronavírus)
Não estamos trabalhando com a perspectiva de dias letivos, mas com a carga horária que pode chegar ao mínimo de 800 horas. Assim, os materiais e aulas online serão contabilizados considerando a carga horária necessária para o cumprimento do ano letivo.
O material Trilhas de Aprendizagem será impresso e distribuído pelos correios nas casas de todos os bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos regularmente matriculados em escolas municipais da Prefeitura de São Paulo. A previsão é de que as entregas se iniciem a partir de 16 de abril. O objetivo é que os estudantes, todos, possam ter acesso aos conteúdos escolares; não os restringindo somente àqueles que possuem internet em casa.
O material será entregue para todos os estudantes da Prefeitura de São Paulo no endereço informado no formulário de atualização. Mais informações. https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/atualizacao-de-endereco-para-entrega-de-materias-e-conteudos-pedagogicos/
É possível acessar todo o material que será entregue aos estudantes de forma on-line. Também é possível fazer o download e impressão. Neste link: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/trilhas-de-aprendizagens/
Os cadernos foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares. Nele também há orientações para os pais e dicas de como organizar uma rotina de estudos, com duas horas diárias, por pelo menos dois meses.
A Secretaria Municipal de Educação, por meio de parceria com o Google for Education, disponibilizará a todos os docentes uma conta Google institucional, para utilização do Google Sala de aula, para interlocução com os estudantes e famílias. O conteúdo digital deverá estar pautado no Currículo da Cidade e demais materiais disponíveis e será carregado no ambiente virtual pelos próprios docentes Além disso, teremos um canal de TV, fruto de parceria com a TV Cultura e Secretaria de Estado de Educação, que disponibilizará conteúdos; aumentando a oportunidade de acesso aos conteúdos escolares. As plataformas podem ser acessadas de aparelhos smartphones, não estando restritas a um PC ou notebook.
Neste site https://www.edu.sme.prefeitura.sp.gov.br há orientações de acesso à plataforma Google Sala de Aula.
Temos mais de 1 milhão de estudantes em nossas escolas e sabemos das dificuldades de acesso às tecnologias e plataformas digitais em suas casas. Portanto, a estratégia principal de ensino e aprendizagem criada pela Secretaria Municipal de Educação neste momento de interrupção das aulas presenciais será o uso dos cadernos impressos de estudo em casa “Trilhas de Aprendizagens”. Eles serão impressos e entregues nas casas de todos os estudantes pelo Correios. O material garantirá que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos e atividades, conforme a sua idade e etapa de ensino que estuda. Há também orientações para os pais e dicas de como organizar uma rotina de estudos, com duas horas diárias, por pelo menos dois meses. Os cadernos deverão ser entregues aos professores na volta às aulas. Todos os conteúdos respeitam o que já está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.
O conteúdo complementar digital está localizado na Conta Google Educacional do aluno. Para isso, ele precisa se cadastrar na Conta Google Educacional. No site www.edu.sme.prefeitura.sp.gov.br, é possível encontrar dois tutoriais em vídeo que ajudam a entender como ativar e acessar a conta por computador e por celular. Esse site também vai ser o canal de comunicação para alunos, famílias e educadores com orientações e dicas para ajudar na rotina de estudos.
1. Acesse o site classroom.google.com/welcome
2. Preencha os dados de sua conta Google Institucional da SME/SP: nomeultimosobrenome.rf@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br
Sendo RF o seu número de Registro Funcional, que contém 7 dígitos.
3. Insira sua senha inicial provisória:
A senha provisória se encontra no vídeo tutorial para acesso à ferramenta. Lembrando: essa senha é provisória é válida somente para o primeiro acesso. Por segurança, o sistema pode solicitar confirmação. Portanto, (1o) digite novamente a senha provisória e (2o) digite o texto de segurança da imagem. |
|
4. Crie sua nova senha:
Após inserir a senha inicial provisória, é o momento para criação de sua nova senha.
Recomenda-se anotá-la para consulta posterior se for necessário.
5. Valide a Conta com a qual está fazendo o login:
Verifique nesta tela se está logado com a Conta Google Institucional da SME/SP selecionad |
|
6. Selecione SOU PROFESSOR
Aqui você deve selecionar a função de sua Conta Google Institucional. |
|
7. Pronto! Sua conta Google Institucional da SME/SP está ativada.
PELO SMARTPHONE
Os passos abaixo são válidos para as plataformas Android e iOS.
1. Instalação do app Google Sala de Aula (Google Classroom)
Acesse a loja de aplicativos do seu Smartphone (Google Play para Android, e App Store para iOS) e instale o aplicativo gratuito Google Sala de Aula (Google Classroom)
2. Configuração da Conta Google Institucional da SME/SP
Acesse o aplicativo Google Sala de Aula.
3. Preencha os dados de sua conta Google Institucional da SME/SP:
nomesobrenome.rf@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br
Sendo RF o seu número de Registro Funcional, que contém 7 dígitos.
4. Insira sua senha inicial provisória:
A senha provisória se encontra no vídeo tutorial para acesso à ferramenta. Lembrando: essa senha é provisória é válida somente para o primeiro acesso. Por segurança, o sistema solicita confirmação. Portanto, (1o) digite novamente a senha provisória e (2o) digite o texto de segurança da imagem. |
|
5. Crie sua nova senha:
Após inserir a senha inicial provisória, é o momento para criação de sua nova senha.
Recomenda-se anotá-la para consulta posterior se for necessário.
6. Selecione SOU PROFESSOR
Aqui você deve selecionar a função de sua Conta Google Institucional. |
|
7. Pronto! Sua conta Google Institucional da SME/SP está ativada.
Ao acessar o aplicativo, certifique-se que está usando a conta correta. Para isso clique nos três barrinhas horizontais, no canto superior à esquerda, para acessar o menu, e escolher a conta.
Professores, Gestores e Técnicos da SME-SP já estão sendo treinados para o uso das ferramentas do Google Sala de Aula. Nesta terça-feira, dia 14, houve duas transmissões com formações iniciais abertas para todos educadores da Rede Municipal. Somente neste dia, foram mais de 40 mil educadores beneficiados em duas dinâmicas para apresentação do G Suíte e instrução de acesso às Contas Google Educacionais. Além disso, estão previstas outras formações técnico-pedagógicas específicas para o melhor aproveitamento do conjunto de ferramentas do GSuite.
O projeto também criou um site específico com instruções (https://prof.edu.sme.prefeitura.sp.gov.br/) , comunicados e vídeos tutoriais curtos de livre acesso aos educadores.
As orientações a respeito da ativação das Contas Google Educacionais estão sendo compartilhadas pelos canais oficiais da SME-SP. Além disso, os professores têm acesso a um website (https://prof.edu.sme.prefeitura.sp.gov.br/) que oferece tutoriais com todas as orientacões do primeiro acesso às contas.