Notícias

Prefeitura de SP entrega 1.001 Selos CEI Amigo do Peito para os Centros de Educação Infantil da capital 

Campanha contempla unidades que possuem ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno

Publicado em: 29/08/2023 14h30 | Atualizado em: 01/09/2023
Fotografia de uma mulher e um homem sentados lado a lado. Ela amamenta seu bebê.

A Prefeitura de SP, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou 1.001 Selos CEI Amigo do Peito 2023 aos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Educação (RME), nesta terça-feira, dia 29 de agosto, contemplando as unidades diretas e parceiras. A cerimônia aconteceu por meio de transmissão ao vivo no  Canal do Youtube da EducaPrefSP SME. 

Esse ano 1.042 unidades preencheram o formulário de interesse em receber o selo, destas 1.001 foram contempladas. A Rede Municipal possui mais de 2.500 unidades de educação infantil com atendimento de 0 a 3 anos (CEIs, CEMEIs, CCIs e CECIs), entre unidades diretas e parceiras.

Para receber o Selo CEI Amigo do Peito, as unidades municipais interessadas devem realizar ações voltadas à manutenção do aleitamento materno para os bebês e crianças matriculados.

Estas ações precisam envolver três eixos: família com acolhimento e incentivo às famílias para manutenção da amamentação desde o ato da matrícula; equipe para orientar e envolver toda a equipe sobre as ações e apoio ao aleitamento materno; e ambiente com a organização do ambiente e materiais para favorecer o aleitamento, entre outros.

A entrega dos selos faz parte da Campanha CEI Amigo do Peito, realizada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE). A Campanha incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal para garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. 

Aumento de unidades contempladas

A cada ano a adesão das unidades vem aumentando, o que mostra o êxito da ação. Desde 2018, a campanha vem reconhecendo mais unidades que incentivam o aleitamento materno com ações desenvolvidas nos eixos família, equipe e ambiente. 

Em 2018, 93 unidades foram contempladas com o selo CEI Amigo do Peito. Em 2019, foram 280 selos. Em 2021 e 2022, 643 e 875 unidades foram reconhecidas com o selo, respectivamente. 

Clique para ver a lista completa das unidades contempladas em 2023 e em anos anteriores. 

Panorama do Aleitamento Materno 2023

A CODAE também realiza anualmente o Monitoramento do Aleitamento Materno nas unidades de educação infantil de 0 a 3 anos e divulgou os dados de 2023 na transmissão de hoje. Esse ano 1.539 unidades participaram do monitoramento.  Com relação ao indicador ‘presença de mães amamentando no CEI’, houve um aumento de 63% para 67% com relação aos dados de 2022.

Deste percentual, 23% das unidades tinham a presença de 1 mãe dentro da unidade amamentando, 62% tinham de 2 a 4 mães, e 15% contaram com a presença de mais de 5 mães amamentando no CEI.

Outro dado importante sobre esse indicador é o tempo de permanência de cada mãe frequentando a unidade para amamentar: 27% das mães permaneceram amamentando no CEI por até duas semanas, 35% entre 1 e 2 meses e 38% permaneceram por mais de 2 meses amamentando na unidade.

Quanto ao indicador ‘recebimento de leite materno para oferta’ houve aumento para 38% em 2023, um crescimento de 6% com relação ao ano anterior. Os dados foram desmembrados para saber, por exemplo, o número de mães que enviaram leite materno por unidade, sendo que 58% dos CEIs tiveram 1 mãe enviando o leite, 39% tinham de 2 a 4 mães, e em 3% das unidades mais de 5 mães enviaram o leite materno.

Foi possível monitorar ainda o tempo aproximado que cada mãe enviou o leite materno para oferta no CEI. Até duas semanas 23% das mães enviaram o leite materno; de 1 a 2 meses foram 35% das mães; e 42% enviaram por mais de 2 meses.

Além destes dois indicadores, ainda existem outros três: interesse de familiares em manter o aleitamento, projeto de incentivo ao aleitamento materno e ambiente disponível para amamentação.

Fazem parte do monitoramento os Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) e Centros de Convivência Infantil (CCIs). 

Em breve, a íntegra com os dados do Monitoramento do Aleitamento Materno será divulgada na página do CEI Amigo do Peito. 

Conheça mais sobre a campanha. 

Boas Práticas Escolares – TV Cultura

Assista, abaixo, a reportagem exibida pela TV Cultura, no Programa Boas Práticas Escolares, no último domingo, dia 27 de agosto, que mostra o trabalho desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Belém, na zona leste da capital, com ações de incentivo e apoio ao aleitamento materno e também possui o Selo CEI Amigo do Peito. 

O programa Boas Práticas Escolares é realizado pela TV Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, e vai ao ar todos os domingos, a partir das 11h30, com práticas que acontecem na comunidade escolar por meio de diversas iniciativas e histórias da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.434