• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Coleção Priorização Curricular é disponibilizada aos educadores

Materiais subsidiam os docentes para garantir aprendizagens essenciais aos estudantes que cursam o Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Paulo

Publicado em: 08/02/2021 17h55 | Atualizado em: 12/02/2021
detalhe de mão infantil escrevendo com lápis sobre uma mesa

Em função do atual contexto mundial, decorrente da Pandemia da COVID–19, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria Pedagógica, elaborou um material para subsidiar os educadores na retomada às aulas. O Priorização Curricular é uma coleção com 12 volumes que compõem parte do plano de retorno às aulas com o intuito de garantir aprendizagens essenciais aos estudantes que cursam o Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Paulo.

O documento Priorização Curricular indica alguns objetos do conhecimento e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (OAD) que precisam ser mais atentamente observados no planejamento/replanejamento docente, principalmente considerando este período de distanciamento e seus possíveis prejuízos para aprendizagem dos estudantes.

É importante ressaltar que não se trata de um novo Currículo da Cidade, e nem se norteia pela ideia de um currículo mínimo, mas a partir da necessidade de ressignificação do Currículo da Cidade, numa estratégia de implementação curricular em tempos difíceis.

Construído a partir de uma consulta à rede, trata-se de uma ação conjunta com vários setores de representação que compuseram os Grupos de Trabalho (GT) e envolveram os profissionais da educação (professores e supervisores escolares) das 13 regiões da cidade. Os profissionais propuseram-se a pensar, discutir e problematizar acerca dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do Currículo da Cidade de cada componente, os quais foram tomados como imprescindíveis no processo de ensino e aprendizagem.

A Priorização Curricular tem a intenção de contribuir no trabalho pedagógico dos professores a fim de que possam adequar o Currículo da Cidade aos diversos contextos de atuação e dos estudantes, tendo como base os princípios do Currículo da Cidade (Equidade, Educação Inclusiva e Educação Integral), a organização da rede em Ciclos de Aprendizagem, a interdisciplinaridade e intradisciplinaridade, além de relevância, pertinência, integração e viabilidade dos objetos de conhecimento.

A coleção é formada por 12 volumes – Língua Portuguesa, Língua Portuguesa para Surdos, Língua Inglesa, Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte, Libras, além do destinado à Educação de Jovens e Adultos e, também, mais especificamente, para os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

Acesse todos os documentos que compõem o Currículo da Cidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A Rede UniCEU/UAB realiza pesquisa de interesse sobre cursos superiores gratuitos

Entre no link da pesquisa rápida para responder quais cursos ou áreas gostaria de estudar e qual o polo da sua preferência

Publicado em: 26/02/2021 2h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Brasileirinhos, coordenado pela atleta Daiane dos Santos, é ampliado em São Paulo 

Iniciativa já ocorre no CEU Paraisópolis, na zona Sul, e será ampliado para a zona Leste, no CEU Aricanduva 

Publicado em: 26/02/2021 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Aprovados em concurso de Supervisor Escolar e Diretor de Escola são convocados 

Escolhas de unidades devem ocorrer entre os dias 24 e 26 de março via sistema Escola On-Line 

Publicado em: 26/02/2021 12h06 - em Concurso

Prefeitura de SP deposita R$ 67 mi para parcela de fevereiro do cartão-alimentação dos estudantes

Valor de R$ 67 milhões foi distribuído entre 1.076 milhão de crianças e jovens que já frequentavam a rede municipal em 2020 ou se matricularam este ano

Publicado em: 25/02/2021 4h58 - em Alimentação Escolar

Melhores colocados em torneios de jogos de tabuleiro recebem medalhas 

Premiações são referentes aos eventos que ocorreram em formato on-line em 2020 

Publicado em: 24/02/2021 7h28 - em CEU e COCEU

1 2 3 1.142