Chegou o terceiro caderno da Série Diálogos com o NAAPA

Acesse publicação disponível virtualmente em nosso site

Publicado em: 30/04/2021 7h24 | Atualizado em: 16/07/2021
Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Vulnerabilidade e Educação

A Série Diálogos com o NAAPA é um material desenvolvido pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O volume 3 Vulnerabilidade e Educação faz parte da coleção de cinco cadernos que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.

O objetivo da publicação Vulnerabilidade e Educação é refletir acerca da vulnerabilidade presente na vida de bebês, crianças e adolescentes para além do entendimento frequentemente associado à condição socioeconômica. O material propõe a compreensão a partir de outras perspectivas, como uma condicionante de forte impacto no aprendizado e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A realidade marcada por múltiplas carências, violação de direitos, doenças crônicas e dificuldades de aprendizagem são condições explícitas de vulnerabilidades. A cada dia um novo desafio se impõe ao olhar atento de educadores e de gestores. Por isso, refletir sobre esse tema, em tempos de pandemia, é ainda mais necessário, tamanho o problema gerado pelo distanciamento do espaço físico educacional, acentuando os desafios enfrentados por muitos estudantes.

Deste modo, o volume pretende estabelecer espaços de escuta e acolhimento na busca de estratégias para o enfrentamento de situações e de contextos que fragilizam e marcam crianças e adolescentes no espaço educacional. E também exercitar a percepção do olhar no alcance e no reconhecimento de vulnerabilidades.

Acesse o Volume 3 – Vulnerabilidade e Educação

Série Diálogos com o NAAPA

A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.

Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Acompanhe as próximas publicações:

Volume 4

Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Volume 5

Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos