Acervo

Centro de Documentação da Educação Paulistana – CDEP

Publicado em: 04/07/2024

O CDEP concentra acervos históricos e pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para pesquisa e divulgação aos profissionais da Rede Municipal de Ensino, estudantes e pesquisadores de Educação, História e demais áreas que tenham como objeto de estudo a trajetória da Educação Municipal.

A constituição e a guarda dos acervos da SME perpassam décadas e permitem que o passado da Educação Paulistana possa ser contado por meio das fontes materiais. Os acervos compreendem fotografias, móveis e objetos utilizados por professores nas escolas, documentação técnica e pedagógica, registros orais, vídeos, publicações institucionais e produções gráficas de comunicação visual institucional. Todos os itens disponibilizados no CDEP pela Memória Documental e pelo Memorial da Educação Municipal são parte do patrimônio documental da SME com preservação permanente.