• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo

Auditorias

Atualizado em: 16/03/2020

Inspe√ß√Ķes, auditorias, presta√ß√Ķes e tomadas de contas

A Coordenadoria de Auditoria Geral da Controladoria Geral do Município realiza auditorias programadas e especiais em todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta.

A auditoria p√ļblica √© uma ferramenta de gest√£o que serve de apoio √† gest√£o das pol√≠ticas p√ļblicas, fornecendo aos gestores importantes informa√ß√Ķes para o aprimoramento do gasto p√ļblico, a melhoria de processos, a detec√ß√£o de falhas/erros de execu√ß√£o.Conceitos:

Inspe√ß√Ķes*: Consiste na verifica√ß√£o de bens ou documentos, no √Ęmbito do trabalho de auditoria. Os diversos tipos de inspe√ß√Ķes agrupam-se sob dois conjuntos principais: inspe√ß√£o f√≠sica e inspe√ß√£o documental.

Presta√ß√Ķes*: Documento t√©cnico emitido e formalizado sobre a gest√£o, a aplica√ß√£o e/ou execu√ß√£o de recursos oriundos das receitas pr√≥prias, de conv√™nios ou de qualquer outra origem, que deva ser demonstrado e comprovado pelo gestor respons√°vel de acordo com os princ√≠pios da legalidade, impessoalidade, moralidade, efici√™ncia, com vistas a demonstrar a boa aplica√ß√£o dos mesmos.

Tomada de Contas**: A tomada de contas ocorre quando uma pessoa f√≠sica, √≥rg√£o ou entidade der causa de perda, extravio ou outra irregularidade que resulte em dano aos recursos financeiros do poder p√ļblico. Tamb√©m acontece nos casos em que a legisla√ß√£o espec√≠fica n√£o obrigar o respons√°vel a prestar contas, ou quando o exigir e o mesmo n√£o a fizer.

*Fonte: Manual de Auditoria Interna – UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
**Fonte: Audin – UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

AUDITORIAS REALIZADAS NA SME

Al√©m das descritas abaixo, n√£o foram realizadas a√ß√Ķes de inspe√ß√£o, presta√ß√£o e tomadas de contas no √≥rg√£oOrdem de Servi√ßo:¬†OS n¬ļ 004/2019
Unidade auditada: Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME/CODAE)
Período de realização: 28/01/2019 à 19/03/2019
Objetivo da auditoria: Verificar a execu√ß√£o da Ata de Registro de Pre√ßos n¬į 07/SME/CODAE/2016, que se refere ao fornecimento de leite em p√≥ pela empresa Tangar√° Importadora e Exportadora ao Programa Municipal Leve Leite
Resposta oficial da SME


Ordem de Servi√ßo:¬†OS n¬ļ 061/2018
Unidade auditada: Secretaria Municipal da Educa√ß√£o ‚Äď SME
Período de realização: 04/07/2018 a 13/07/2018
Objetivo da auditoria: Avalia√ß√£o sobre a regularidade da execu√ß√£o de Preg√£o Eletr√īnico n¬ļ 001/DRE-CS/2018, Processo SEI n¬ļ 6016.2018/0009426-8, realizado pela Diretoria Regional de Educa√ß√£o da Capela do Socorro (DRE-CS), cujo objeto consiste na contrata√ß√£o de empresa especializada na presta√ß√£o de servi√ßos de limpeza, asseio e copeiragem.
Resposta oficial da SME


Ordem de Servi√ßo:¬†OS n¬ļ 37/2016
Unidade auditada: Secretaria Municipal da Educa√ß√£o ‚Äď SME
Período de realização: 08/08/2016 a 04/11/2016
Objetivo da auditoria: Examinar a lisura das contrata√ß√Ķes de materiais escolares e uniformes, verificar a compatibilidade dos pre√ßos contratados com aqueles praticados no mercado e a fiscaliza√ß√£o da execu√ß√£o contratual.
Resposta oficial da SME


Ordem de Servi√ßo:¬†OS n¬ļ 41/2016
Unidade auditada: Secretaria Municipal de Educação (SME) РEMEF Dr. Fábio da Silva Prado.
Período de realização: 09/08/2016 a 11/10/2016
Objetivo da auditoria: Examinar a adequa√ß√£o das instala√ß√Ķes f√≠sicas e a execu√ß√£o de contratos de presta√ß√£o de servi√ßos.
Resposta oficial da SME


Ordem de Servi√ßo:¬†OS n¬ļ 088/2013
Unidade auditada: Secretaria Municipal da Educa√ß√£o ‚Äď SME
Período de realização: 12/09/2013 a 04/12/2013
Objetivo da auditoria: verificar a regularidade do Contrato n.o 14/SME/2013, assinado em 03/05/2013 com a empresa Vulcasul Ind√ļstria e Com√©rcio de Cal√ßados Ltda.,. para o fornecimento de t√™nis aos estudantes da rede municipal.
Release: Baixa qualidade de tênis fornecido às escolas municipais leva a cancelamento de contrato

Para saber sobre outras auditorias em outros órgãos, clique aqui.

>>> Para al√©m das auditorias realizadas pela CGM, que ‚Äúat√© o final do segundo semestre de 2019, n√£o foram realizadas inspe√ß√Ķes, presta√ß√Ķes e tomadas de conta <<<