Notícias

Bibliotecas dos CEUs oferecem acervos literários e diversas atividades culturais para a comunidade

Além de garantir o acesso à literatura, os espaços também promovem exposições, saraus, oficinas e muito mais

Publicado em: 09/04/2024 17h05 | Atualizado em: 09/04/2024

 

biblioteca

Todos os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo possuem bibliotecas públicas, que prestam atendimentos para estudantes, profissionais e comunidade em geral. Além de atrair o público com os acervos literários, contam com atividades como saraus, mediação de leitura e entre outras. São 58 CEUs espalhados pela cidade.

O acervo das bibliotecas dos CEUs é composto por livros, gibis, mangás, periódicos e jornais, algumas unidades possuem também jogos de tabuleiro, brinquedos, fantoches, entre outros materiais. O espaço pode ser utilizado também para estudo individual e/ou coletivo, além de programação cultural com contação de história, oficinas, exposições, clubes de leitura, Orientação à Leitura e Pesquisa, visita monitorada, e muito mais. 

Qualquer pessoa pode participar das atividades oferecidas pelas bibliotecas dos CEUs ou fazer a carteirinha para empréstimos dos livros. Para isso, é necessário que se faça uma inscrição, apresentando um documento de identidade e um comprovante de residência. Não há limite de idade ou escolaridade para obter a carteirinha, porém, caso o leitor seja menor de 16 anos, a inscrição deve ser feita por um responsável legal, que assinará o Termo de Responsabilidade emitido na unidade.

“As bibliotecas dos CEUs estão localizadas principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social e são de fundamental importância para a garantia do acesso à informação e ao conhecimento. Muitas das bibliotecas dos CEUs, foram a primeira biblioteca pública que a pessoa entrou, o primeiro “Cartão de Leitor”, o primeiro livro que leu, o primeiro sarau que frequentou, ou seja, se constituem enquanto espaços que possibilitam que essas pessoas acessem a posteriori uma multiplicidade cultural, acadêmica e de relações sociais permeadas pela literatura, oralidade, arte e cultura”, destacou Paula Felice, Analista de Informação, Cultura e Desporto da Coordenadoria dos CEUs (COCEU).

 

Curiosidades

Segundo dados do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas, as 46 bibliotecas dos CEUs de administração direta têm mais de 810 mil itens cadastrados e mais de 8 mil de itens audiovisuais (cds e dvds) e a unidade com maior acervo é a do CEU Jambeiro, com 31.379 títulos cadastrados. Coincidentemente, ele foi o primeiro a ser inaugurado. Outro dado interessante é que do início deste ano até hoje, foram feitos 18.874 empréstimos nas bibliotecas. 

Considerando a capacidade do Theatro Municipal de 1.500 pessoas e se fosse colocado um exemplar de cada item que compõem o acervo das bibliotecas dos CEUS seria possível encher 530 vezes o local. 

Indo mais além, esse número é duas vezes maior do que a quantidade de pessoas que circulam por dia na 25 de março, uma das principais ruas comerciais de São Paulo, que soma mais de 400 mil pessoas. E ainda é três vezes maior do que a população do distrito de Sapopemba, na zona leste da cidade, com mais de 266 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022.

Outra curiosidade é que as bibliotecas dos CEUs estão cadastradas no Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) afinal foram os Departamentos de Bibliotecas Públicas e Infantojuvenis da Secretaria Municipal de Cultura que conceberam o projeto de biblioteca dos CEUs, com base na política de implantação dos equipamentos. 

Paula Felice utiliza uma citação do escritor Valter Hugo Mãe para apresentar o significado das bibliotecas. “Só aparentemente são casas sossegadas. O sossego das bibliotecas é a ingenuidade dos ignorantes e dos incautos. Porque elas são como festas ou batalhas contínuas e soam canções ou trombetas a cada instante”.              

 

Bebetecas

Além das bibliotecas, alguns CEUs da capital possuem bebetecas, estes equipamentos ficam dentro das bibliotecas dos respectivos CEUs e são espaços dedicados às famílias da primeira infância, tendo como público-alvo bebês e crianças entre 0 e 3 anos.

Nelas, os bebês e adultos encontram um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional capacitado para trabalhar no atendimento e a mediação entre os pais, bebês e o espaço. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento abrangente da criança, englobando as dimensões motora, cognitiva, linguística e socioemocional.

“As bebetecas são importantes espaços destinados à promoção da cultura do brincar e do cuidar para as crianças de 0 a 3 anos e seus responsáveis, pois para além do acesso aos livros infantis; brinquedos; mobiliários e de profissional mediador, oferecem também um ambiente propício ao fortalecimento da conexão desses adultos responsáveis com suas crianças”, enfatizou Paula

Atualmente, 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs) possuem bebetecas, e a previsão é que todos os demais 46 administrados pela SME também recebam esse espaço, a partir do resultado do mapeamento em desenvolvimento pela Coordenadoria dos CEUs (COCEU).

Acesse aqui o catálogo online das Bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas: 

Clique e acesse a programação dos CEUs.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto

Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível  

Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares

Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã 

Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.441