A Fotografia na Educação Infantil: Perspectivas Educomunicativas

Ação buscou revelar os olhares das crianças sobre a escola e o cotidiano educacional

Publicado em: 30/11/2018 15h07 | Atualizado em: 30/11/2020

mostra_cult_emei_740x430.jpg

No próximo sábado, 1º de dezembro, das 9h30 às 12h, acontece na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Bonifácio de Andrada e Silva, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, uma mostra cultural com a apresentação de trabalhos de pesquisa e uma mostra fotográfica feita pelas crianças e educadores da unidade.

O trabalho envolveu cerca de 240 crianças por meio de uma iniciativa promovida por educadores da unidade em parceria com Michele Pereira, pesquisadora e formadora do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A ação buscou investigar as potencialidades do trabalho com fotografias no contexto educacional da rede pública de ensino do munícipio de São Paulo, revelando os olhares das crianças sobre a escola e o cotidiano educacional.

O projeto teve o apoio da Professora Shirley Diniz, em parceria com outros educadores que concordaram em participar da proposta trazida pela pesquisadora Michele.

A proposta teve início em junho deste ano e percorreu as seguintes etapas:

• Organização da pesquisa-ação em conjunto com os educadores e a Coordenação Pedagógica;
  • Semana Fotográfica realizada pelas crianças e educadores. As compilações de todos os registros fotográficos foram feitas inicialmente pela pesquisadora. As professoras também participaram da proposta tirando fotos que representassem os diferentes espaços de aprendizagem existentes na unidade.
  • Exibição das imagens produzidas pelas crianças em roda de conversa;
  • Visita das crianças da EMEI às crianças do CEI Espaço Criança Elias Antônio Zogbi, em 22/11, para apresentar a sua escola por meio de relatos e imagens feitas por eles durante as práticas de observação e registro fotográfico, convidando-as para conhecer a escola.
  • Visita das crianças do CEI às crianças da EMEI, em 23/11, para conhecer a escola. Na ocasião, também receberam convite para participar da Mostra Cultural;
  • Assembleia, composta pelas crianças, para eleger, entre as fotos tiradas, quais elas gostariam de ver em tamanho ampliado na Mostra cultural da escola.
  • Apresentação do trabalho de pesquisa e Mostra Fotográfica feita com as crianças e educadores para as famílias e comunidade escolar.
Veja as fotos.

Mostra Cultural e Mostra Fotográfica da EMEI José Bonifácio de Andrada e Silva

Data: 1 de dezembro (sábado).
Horário: 9h30 às 12h.
Local:EMEI José Bonifácio de Andrada e Silva.
Endereço: Rua Doutor Cesar, 581, Santana. Tel: 2973-9457.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar