NAAPA

O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) atende às unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) no desenvolvimento de práticas pedagógicas para crianças e adolescentes que em virtude de situações sociais, culturais ou emocionais, se encontram em sofrimento ou com significativos prejuízos no seu processo de escolarização. O núcleo atua com equipes multidisciplinares advindas da carreira do magistério municipal, psicólogos, psicopedagogos e coordenadores do NAAPA, em itinerâncias às escolas, em grupos de trabalho e na orientação quanto à articulação da rede de proteção social, objetivando a garantia de direitos de bebês, crianças e adolescentes, notadamente quanto à permanência, desenvolvimento e aprendizagem. Ele é vinculado à Coordenadoria Pedagógica – COPED.
O NAAPA atende às unidades escolares da RME de São Paulo no desenvolvimento de métodos, recursos e práticas pedagógicas que possibilitem a permanência, o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças e adolescentes que, em razão da vivência de complexas situações sociais, culturais ou emocionais, se encontram em sofrimento ou com significativos prejuízos no seu processo de escolarização.
Como um núcleo de apoio, temos o desafio de criar e potencializar condições de enfrentamento das problemáticas vividas nas Unidades Educacionais no que se refere às questões que embaraçam o processo de aprendizagem dos (as) educandos (as).
Neste percurso, que considera a complexidade da vida, as atividades do NAAPA se pautam em práticas pedagógicas e educativas que respeitam a diversidade humana e os diferentes modos e potências do aprender.
Deste modo, apoio e acompanhamento constituem as principais atividades realizadas pelas equipes do NAAPA.
O NAAPA desenvolve suas atividades com a escola por meio de duas modalidades de atenção:
Na itinerância, que acontece a partir da solicitação da escola: a equipe faz o levantamento de todos os dados relativos à queixa escolar. Esse conjunto de informações, percepções e reflexões que emergem das relações estabelecidas entre equipe escolar e equipes do NAAPA oferecem subsídios para a elaboração do Plano de Acompanhamento Multidisciplinar para a Escolarização – PAME (que será o norteador das ações necessárias)
A segunda modalidade de atenção das equipes do NAAPA são os Grupos de Trabalho – GT: um espaço de encontro com educadores/as de distintas unidades educacionais, que visa promover a discussão em grupo e privilegiar o debate e a escuta, potencializando a elaboração coletiva de saberes e práticas que contribuam para o enfrentamento de desafios que, muitas vezes, desmobilizam os/as educadores/as.
Diante das situações de maior complexidade e que demandam a atuação ativa da rede de proteção, as equipes do NAAPA realizam intenso trabalho de interlocução e articulação com profissionais da saúde, assistência social, sistema de justiça e demais membros da rede de garantia de direitos da criança e do adolescente.
A solicitação poderá acontecer por diferentes meios: documentos oficiais encaminhados pela unidade escolar, solicitação apresentada pela supervisão escolar e demais setores da DRE, situações que surgem a partir das discussões nos GTs, solicitação de agentes externos tais como: Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, Conselho Tutelar, Unidades de Saúde, Serviços de Assistência Social, bem como outros agentes que compõem a rede de proteção social do território e de outros agentes diretamente envolvidos com os processos de escolarização.