Escolas e professores da rede municipal podem se inscrever para a 1ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos

Premiação reconhece e valoriza projetos inovadores na área de Educação musical

Publicado em: 20/05/2019 14h58 | Atualizado em: 30/11/2020

PremioHeitorVillaLobos_740x430.png

A Câmara Municipal de São Paulo divulgou no Diário Oficial de sábado (18), a realização da 1ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos, destinado às unidades escolares e professores da Rede Municipal de Ensino que apresentem projetos ou trabalhos inovadores e promissores na área de Educação Musical.

Serão considerados projetos ou trabalhos inovadores e promissores aqueles que promovam inovação emancipatória, nos quais os educadores sejam curadores do conhecimento musical, demonstrando autonomia dos envolvidos em processos de desenvolvimento criativo musical e elementos de inovação como uso de tecnologias, metodologias ativas, aulas invertidas, dinâmicas, aperfeiçoamento da escuta musical, desenvolvimento da autoconsciência e do espírito crítico-musical. Considera-se importante projetos que demonstrem uma Educação Musical personalizada, adaptativa e contextualizada.

Podem participar do Prêmio os Centros de Educação Infantil Indígena (CEII), Centros de Educação Infantil (CEI), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM).

Inscrições – As inscrições poderão ser efetuadas por e-mail, pessoalmente ou pelo correio, contendo:

a) Formulário de inscrição preenchido apenas com texto, no formato .doc, .odt ou .pdf (disponível para download em www.saopaulo.sp.leg.br , no link Prêmios Institucionais);

b) Anexos, a fim de ilustrar e enriquecer a avaliação da Comissão Julgadora. São permitidos como anexos:

• Textos com informações diferentes daquelas já fornecidas no formulário (recomenda-se até 10 páginas);

• Filmagens e/ou gravações de áudio; são consideradas filmagens: imagens em movimento e não fotos (recomenda-se até 15 minutos);

• Fotos; no caso de montagens, cada foto será computada individualmente (recomenda-se pelo menos 1 foto e no máximo 10).

O material descrito pode ser enviado das seguintes formas:

• Gravado em CD, DVD ou pen drive, devidamente identificado com nome e telefone do responsável pelo projeto;

• Por meio de links de publicações realizadas em mídias sociais;

• Por meio de links de espaços de armazenamento on-line.

Não será aceito nenhum material impresso.

As inscrições poderão ser efetuadas até às 17h do dia 6 de setembro de 2019 e deverão ser entregues à Equipe de Eventos da Câmara Municipal de São Paulo, no Viaduto Jacareí, 100 – Prédio Anexo – 2º andar, sala 217, Bela Vista – São Paulo – CEP 01319-900 ou enviadas para premiovillalobos@saopaulo.sp.leg.br .

As inscrições pelo correio devem ser realizadas com aviso de recebimento para o endereço acima, até o último dia de prazo, mediante correspondência registrada.

Critérios de seleção – Os projetos serão selecionados segundo os seguintes critérios:

I – articulação com os processos de ensino e de aprendizagem e o impacto gerado para a aprendizagem;

II – impacto local/regional/nacional;

III – relevância educacional do trabalho;

IV – criatividade e originalidade;

V – envolvimento de estudantes e da comunidade escolar na concepção e execução do trabalho;

VI – coerência entre os objetivos e os resultados esperados e alcançados;

VII – pertinência da ação desenvolvida com as características do público a que se destina;

VIII – adequação do trabalho à faixa etária do público-alvo;

IX – gestão democrática na escola;

X – longevidade e sustentabilidade institucional do trabalho;

XI – potencial de replicabilidade;

XII – inovação metodológica e pedagógica.

Premiação – A Câmara Municipal de São Paulo irá conferir diploma como sinal de reconhecimento do Legislativo Paulistano ao projeto vencedor, diploma como sinal de reconhecimento do Legislativo Paulistano ao segundo e terceiro colocados e dar ampla divulgação aos projetos premiados, por meio de todos os meios de comunicação disponíveis.

A cerimônia pública de premiação será realizada no dia 29 de novembro de 2019, em Sessão Solene, na Câmara Municipal de São Paulo.

Confira a publicação no Diário Oficial e o regulamento do Prêmio.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação