1º Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos da Cidade de São Paulo

As inscrições podem ser feitas até 16 de maio

Publicado em: 11/05/2018 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020

Prinicipal740x430.jpg

No dia 22 de maio, terça-feira, das 8h às 13h30, a Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (SME-COCEU/DGP), em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, realiza o “1º Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos (CMC) da Cidade de São Paulo” no teatro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), zona norte de São Paulo (R. Voluntários da Pátria, 547, Santana).

O evento tem o objetivo de promover o diálogo sobre os conceitos, princípios e ações das Comissões de Mediação de Conflitos no município de São Paulo, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, atendendo aos princípios e diretrizes contidas na Portaria SME nº 2.974/16
(pág. 19).

Podem participar representantes titulares ou suplentes da equipe gestora que coordena a Comissão de Mediação de Conflitos das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino e representantes do grupo de mediação de conflitos das Diretorias Regionais de Educação (DREs). O evento será presencial, com duração de 5 horas e 30 minutos, para um público estimado em 800 pessoas.

As inscrições serão organizadas em conjunto com as DREs e redistribuídas caso haja vagas remanescentes. O período de inscrição vai até 16 de maio ou encerramento das vagas, por meio deste link.

Acesse o comunicado oficial do evento.

Comissões de Mediação de Conflito (CMC) – Criadas em 2015 com o objetivo de atuar na prevenção e resolução de conflitos que envolvam estudantes, professores e servidores da comunidade escolar nas unidades da Rede Municipal de Ensino, é composta por representantes da equipe gestora, docentes, quadro de apoio à educação e responsáveis ou familiares dos estudantes.
São propostas reuniões com periodicidade mensal para reflexões, planejamento das ações, avaliação e encaminhamentos.

Serviço:

Data: 22 de maio

Horário: das 8h às 13h30

Local: Teatro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD)

R. Voluntários da Pátria, 547, Santana.

8h – Credenciamento e boas vindas

9h – Abertura do evento pela Secretaria Municipal de Educação e Instituto Vladimir Herzog.

MESA DE ABERTURA

“Educação em Direitos Humanos, Educação Integral, o Currículo da Cidade de São Paulo e as Comissões de Mediação de Conflitos”.

9h45/10h05 – Daniele Pechuti Kowalewski

10h05/10h25 – Ana Paula Zampieri S. de Pietri

10h25/10h45 – Wagner Barbosa de Lima Palanch

Mediação: Lucilene Aparecida Esperante Limp

10h50/11h00 – Apresentação do Vídeo Institucional sobre as Comissões de Mediação de Conflitos

MESA DE DEBATE

“Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa e Escola na perspectiva da Educação em Direitos Humanos”.

11h10/11h30 – Maurício Morais Tonin

11h30/11h50 – Egberto de Almeida Penido

11h50/12h10 – Lisandra Cortes Pingo

Mediação: Neide Nogueira

12h30/13h20 – Abertura para debate

13h20/13h30 – Agradecimento

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs