Melhores projetos de Educação em Direitos Humanos são premiados

Evento no Auditório do Ibirapuera premiou 16 projetos de professores e alunos da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/12/2015 16h32 | Atualizado em: 04/05/2021

melhores_projetos_de_educ_em_dh_sao_premiados.jpg

No dia 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos, ocorreu a cerimônia de entrega do 3º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. Com o Auditório Oscar Niemeyer lotado, 16 projetos de professores e alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) receberam premiações e menções honrosas.

A iniciativa destacou projetos de escolas da Rede Municipal de Ensino que desenvolvem ações de promoção dos Direitos Humanos e Cidadania. Os prêmios foram divididos nas categorias Grêmios Estudantis, Estudantes, Professores e Unidades Escolares.

A abertura contou com a apresentação de teatro do Grupo Coletivo B. Na ocasião, também houve a entrega do 2º Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns. Neste ano, a homenageada foi Luiza Erundina.

Marcando presença no evento, o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, saudou o público e disse ser muito gratificante ver o auditório repleto de jovens da RME celebrando os direitos humanos. Destacou a importância de Luiza Erundina na cidade de São Paulo, como militante das causas sociais e direitos humanos.

Em seguida, fizeram a entrega das premiações a Secretária Adjunta Municipal de Educação, Emilia Cipriano, o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, a Secretária de Políticas para as Mulheres, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci e Maria Victória Benevides, representante da Comissão Julgadora do prêmio.

“Viver este momento histórico, poder estar aqui neste evento, é muito gratificante, pois o protagonismo que esses projetos representam revelam uma juventude que é crítica e que pensa no coletivo”, ressaltou Emília Cipriano.

Confira os premiados:

Categoria 1- Unidades Educacionais (U.E.)

1º Lugar: Projeto “Direitos Humanos se Aprende na Escola”

EMEF Pe. Leonel Franca – DRE Pirituba

Responsável: Lívia Freitas dos Santos

2º Lugar: Projeto “Escola Apropriada: educação, cidadania e direitos humanos”

EMEF Infante Dom Henrique – DRE Penha

Responsável: César Luis Sampaio

3º Lugar: Projeto “Justiça Restaurativa na EMEF M Boi Mirim III”

EMEF M Boi Mirim III – DRE Campo Limpo

Responsável: Wilson Teixeira

Menção Honrosa: Projeto “Autonomia indígena e gestão escolar democrática: uma construção em curso no CECI Jaraguá”

CECI Jaraguá – DRE Pirituba

Responsável – Daniel Righi

Categoria 2 — Professores

1º Lugar: Projeto “Direitos Humanos – Violência”

EMEF José Bonifácio – DRE Penha

Responsável: Deyse da Silva Sobrino

2º Lugar: Projeto “Eu Te Respeito”

EMEF Julio Mesquita – DRE Butantã

Responsável: Mariana Cristina Lima Reis

3º Lugar: Projeto “Pra dizer que eu também falei das flores (e dos espinhos)”

EMEF Victor Civita – DRE Pirituba

Responsável: Thiago Merca;

Menção Honrosa: Projeto “Adaptação de Currículo”

CIEJA — Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos — Itaquera – DRE Itaquera

Responsável: Marcos Vitorino da Silva.

Categoria 3 — Estudantes

1º Lugar: Projeto “Violência Urbana”

EMEF José Maria Whitaker – DRE São Mateus

Responsável: Marcela Ribeiro de Souza

2º Lugar: Projeto “Declaração Universal dos Direitos Humanos da EMEF Vicentina Ribeiro da Luz”

EMEF Vicentina Ribeiro da Luz – DRE Itaquera

Responsável: Joanna Christiny Monte

3º Lugar: Projeto “Desmascarando o Preconceito!”

EMEF Professora Celia Regina Andery Braga – DRE Guaianases

Responsável Sabrina dos Santos Bastos

Menção Honrosa: Projeto “Bicicletário – uma alternativa sustentável”

EMEF João Domingues Sampaio – DRE Jaçanã/Tremembé

Responsável: João Fernando de Lima Gonçalves

Categoria 4— Grêmios Estudantis

1º Lugar: Projeto “Aprendendo a ser cidadão ciclista em São Paulo”

EMEF Profª Maria Antonieta D’Alkimin Basto – DRE Butantã

Responsável: Gabriel Vincentin da Silva

2º Lugar: Projeto “Projeto: Grêmio Estudantil “O Futuro é Agora!”

EMEF Arquiteto Vilanova Artigas – DRE São Mateus

Responsável: Stephane de Souza Oliveira

3º Lugar: Projeto “Grêmio na Escola”

EMEF Alceu Amoroso Lima – DRE São Mateus

Responsável: Laiza Kassia Silva Santos

Menção Honrosa: Projeto “Jornal do Grêmio Estudantil “Carlo Giuliane” – Folha do Gusmão”

EMEF Alexandre de Gusmão – DRE Guaianases

Responsável: Gabriela Thainan Pereira de Andrade.

3º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos – Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a ação tem como objetivo reconhecer, valorizar e estimular experiências educacionais que promovam a cultura dos direitos humanos na Rede Municipal de Ensino (RME).

Neste ano, a organização recebeu 171 inscrições de projetos, sendo 80 na categoria Professores, 23 na categoria Unidades Educacionais, 11 na categoria Grêmios Estudantis e 14 na categoria Estudantes. Desses, 12 são premiados e quatro recebem menção honrosa. Os premiados recebem, além de um certificado, uma quantia em dinheiro, um kit de livros sobre Direitos Humanos e terão seus trabalhos publicados.

Confira a galeria de fotos.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar