Lançamento do Plano Municipal de Segurança Alimentar

Documento estabelece ações da Prefeitura na promoção da alimentação adequada e no combate à fome

Publicado em: 04/07/2016 15h37 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 29 de junho foi lançado, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) Vila Maria, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O documento estabelece diretrizes e planos de ação da Prefeitura para combater a insegurança alimentar e a fome.

Durante o evento, houve saudações de vários movimentos sociais, que participaram da elaboração do Plano. O documento foi elaborado junto a representantes de onze secretarias municipais, além de contribuições da sociedade em geral apresentadas por meio de consulta pública. “Estamos em um bom caminho”, afirmou Christiane Gasparini Araújo Costa, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Christiane elogiou o modo como o plano traz maior destaque ao tema da segurança alimentar na gestão municipal. Participaram da elaboração do plano as secretarias do Governo Municipal, de Coordenação das Subprefeituras, da Assistência e Desenvolvimento Social, da Saúde, da Educação, de Direitos Humanos e Cidadania, do Verde e Meio Ambiente, de Serviços, de Finanças e Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais e Federativas, além da SDTE.

Luiz Henrique Bambini, assessor da CODAE, esteve presente no lançamento, falando sobre a importância da alimentação escolar em todo o processo e da comunicação entre campo e cidade. O Plano reitera a reponsabilidade da Secretaria Municipal de Educação em cumprir a lei federal que determina a utilização de 30% dos repasses direcionados à alimentação escolar em produtos da agricultura familiar.

O documento menciona diversas ações, desde a recuperação dos sacolões municipais, aproveitamento de resíduos das feiras livres para produção de composto orgânico até programas de combate ao desemprego.

“É fundamental nos mantermos organizados para manter como política pública o que estamos aprovando”, afirmou Arthur Henrique, secretario do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. “É preciso unir os atores sociais”, acrescentou.

A cerimônia contou com uma apresentação de afoxê (instrumento de origem africana).

Veja aqui as imagens do evento.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs