DAE inova ao levar equipes ao Museu Afro Brasil

Visita surpreende educadores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo

Publicado em: 04/07/2016 13h05 | Atualizado em: 30/11/2020

Museu_Afro_740_430.jpg

Em 24 de Março equipes do DAE – Divisão de Alimentação Escolar – e da SME estiveram no Museu Afro Brasil. A atividade compõe parte das etapas de preparação para uma viagem à África que os educadores e merendeiras do CEI Missionária Dorothy Stang, CEI Penha Bom Jesus, CEU EMEF Alto Alegre e EMEI Recanto Campo Belo vencedores do prêmio “Educação Além do Prato” realizarão muito em breve.

Os visitantes foram recebidos por Neide Almeida, responsável pela área educativa do museu, e a experiência foi inovadora, pois tiveram contato com a cultura e saberes de um povo que constitui a matriz da cultura brasileira. A visita foi uma oportunidade para se quebrar alguns tabus e ressignificar as percepções que brasileiros tem sobre a África.

“O Museu Afro Brasil é, portanto, um museu histórico que fala das origens, mas atento a identificar na ancestralidade a dinâmica de uma cultura que se renova mesmo na exclusão”, explica Emanoel Araujo – Diretor curador.

Os visitantes puderam discutir sobre a religião e a cultura africana, o papel de destaque da mulher nas histórias contadas pelo povo além do Atlântico, assim como a influência africana sobre os costumes e alimentação brasileira.

O Nordeste é sem dúvida o local onde o povo africano deixou sua marca mais profunda na culinária, é lá que encontramos pratos como o vatapá, bobó, várias receitas com leite de coco, pimenta e azeite de dendê, assim como o famoso acarajé que foi considerado patrimônio cultural do Brasil, além da feijoada, um prato muito famoso brasileiro herdado dos escravos africanos que por aqui passaram.

A visita à África é considerada uma grande missão, pois tem como objetivo selar a parceria do Brasil com os países desse continente. No ano passado, delegações do Benim e Togo estiveram no Brasil com o objetivo de conhecer o projeto político de proteção social brasileiro, principalmente o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O Brasil é uma referência mundial na área de Alimentação Escolar, sendo um dos poucos a buscar uma aproximação entre a agricultura familiar e o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), assim a cooperação entre Brasil e África também servirá para compartilhar experiências e técnicas que contribuirão para o avanço do tema de segurança alimentar, e tornar possível o crescimento sustentável da produção local e a promoção da inclusão social.

As vencedoras do prêmio participarão do Encontro Regional da África do Oeste sobre Segurança Alimentar e Alimentação Escolar “Eles, os educadores e merendeira, serão as embaixadoras do Brasil nesse encontro, apresentarão as suas perspectivas como  trabalhadoras da alimentação escolar e irão compartilhar com todos os presentes a experiência de mobilização e construção das ações que as tornaram vencedoras do prêmio Educação Além do Prato”, segundo Laura Rahal, nutricionista do setor de Desenvolvimento e Comunicação do DAE (Departamento de Alimentação Escolar).

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.